Loading

Carretel vermelho (Red Spool)

Iberê Camargo1959

Iberê Camargo Foundation

Iberê Camargo Foundation
Porto Alegre, Brazil

"Aproximadamente em 1958, uma hérnia de disco, provocada pela suspensão de um quadro no cavalete, obrigou-me a trabalhar quase que exclusivamente no ateliê. Seja por essa razão ou por motivos inconscientes, meus quadros começaram pouco a pouco a mergulhar na sombra. O céu das paisagens tornou-se azul-escuro, negro, dando ao quadro um conteúdo de drama. Surgem, então, os carretéis sobre a mesa, depois no espaço. Os carretéis são reminiscências da infância. São combates dos pica-paus e dos maragatos que primo Nande e eu travávamos no pátio. Eles estão impregnados de lembranças. Pelas estruturas de carretéis, cheguei ao que se chama, no dicionário da pintura, arte abstrata."
CAMARGO, Iberê; MASSI, Augusto (org.). Gaveta dos guardados: Iberê Camargo. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 134.

"[...] em 1956, um acidente põe fim à carreira de paisagista de Iberê Camargo: aparece-lhe, em conseqüência, uma hérnia de disco na coluna. Sem mais poder deslocar-se a grandes distâncias com o cavalete e a caixa de tintas, recolhe-se ao ateliê e passa a pintar apenas os objetos possíveis neste universo limitado. [...]
[...] Agora, diante de um cenário simples, de formas definidas, longe da profusão da natureza, sua linguagem ganha maior autonomia, a composição se torna mais clara e construída. E talvez tenha sido essa necessidade de ordem e construção que o leva a escolher o carretel como tema e módulo da composição de uma gravura: reduzida à bidimensionalidade, a forma do carretel se repete de maneira ordenada, horizontal e verticalmente, com uma ou outra variação que funciona como nota dissonante – ruptura do equilíbrio – na composição. É assim que ele encontra o tema que irá ocupá-lo por mais de vinte anos e que, de objeto industrial, tornar-se-á, pela força de transfiguração e de identificação do artista, ser vivo, signo e símbolo de todas as suas vivências e inquietações."
GULLAR, Ferreira; SALZSTEIN, Sônia (org.). Diálogos com Iberê Camargo. São Paulo: Cosac Naify, 2003. p. 14-16.

Details

  • Title: Carretel vermelho (Red Spool)
  • Creator: Iberê Camargo
  • Date Created: 1959
  • Location Created: Rio de Janeiro, RJ
  • Physical Dimensions: 150 x 93 cm
  • Rights: © Fundação Iberê Camargo
  • Medium: Oil on canvas
  • Credit: © Rômulo Fialdini
  • Collection: Private collection

Get the app

Explore museums and play with Art Transfer, Pocket Galleries, Art Selfie, and more

Recommended

Google apps