Loading

Exemplo geografico e descrisão demonstrativa das terras e rios mais principaes, q[ue] se tem descuberto, e navegado, desde o limite setentrional da Capit[ani]a de S. Paulo até a divizão da America no destrito de V[il]a Bela, Capit[ani]a do Mato Grosso… foi copiado por Antonio Mendes de Amorim, Cabo de Esquadra da Art[ilhari]a e discipulo da Aula Militar nesta prasa da Baia, anno de 1778.

Antonio Mendes de Amorim1778

Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade
Sao Paulo, Brazil

Mapa manuscrito de regiões de São Paulo, Goiás e Mato Grosso, mostrando em pontilhado uma viagem entre Parati, RJ e Vila Bela da Santíssima Trindade, MT, cruzando São Paulo e o Pantanal. O longo título informa: “com mais particular, mais segura e mais exata observ[aça]m desde a V[ill]a de Parati, p[e]lo cam[inh]o denotado com a linha de pontinhos até a Cid[ad]e de S. Paulo, e desde o lugar de Araritaguava… até a Vila Bela… cuja observ[aça]m se deve ao Illmo. e Exmo. Sr. D. Ant[oni]o Rolim de Moura q[ue] a fes de pasagem indo governar a Capit[ani]a de Mato Grosso”. A nomeação do Conde de Azambuja, Antonio Rolim Moura (1709-1782) como governador de Mato Grosso se deu em 1748. O mapa original que foi elaborado durante sua viagem para governar a capitania deve ter sido feito por volta de 1751, data que consta no Livro primeiro das patentes reais. A partir da freguesia de Araritaguaba (atual Porto Feliz), às margens do rio Tietê, são marcados os pousos até a vila de Cuiabá, num total de 119 dias de viagem e, pelo menos, mais 25 pousos (os últimos dias não estão marcados), pelo Caminho Velho, de Cuiabá em direção à Vila Bela, então capital de Mato Grosso. Antonio Mendes de Amorim foi discípulo e depois mestre da Aula Militar da Bahia, e deu baixa como Alferes do Regimento de Milícias de Salvador em 1797.

Details

  • Title: Exemplo geografico e descrisão demonstrativa das terras e rios mais principaes, q[ue] se tem descuberto, e navegado, desde o limite setentrional da Capit[ani]a de S. Paulo até a divizão da America no destrito de V[il]a Bela, Capit[ani]a do Mato Grosso… foi copiado por Antonio Mendes de Amorim, Cabo de Esquadra da Art[ilhari]a e discipulo da Aula Militar nesta prasa da Baia, anno de 1778.
  • Creator: Antonio Mendes de Amorim
  • Date Created: 1778
  • Location: Salvador, Brasil
  • Physical Dimensions: 46 cm x 66 cm
  • Original Language: Português
  • Provenance: Coleção Pirajá da Silva
  • Type: Mapa manuscrito

Get the app

Explore museums and play with Art Transfer, Pocket Galleries, Art Selfie, and more

Recommended

Google apps