Aloísio Magalhães

Nov 5, 1927 - Jun 13, 1982

Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães foi um designer gráfico brasileiro. É considerado pioneiro na introdução do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a primeira instituição superior de design no país, intitulada como Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro. Após ter se especializado em design gráfico e comunicação visual nos Estados Unidos, lecionou na Academia de Belas-Artes da Pensilvânia, na Filadélfia.
Durante a década de 1960, foi responsável pela criação do logotipo referente ao IV Centenário do Rio de Janeiro, apresentou o primeiro símbolo da emissora de televisão Rede Globo e foi um dos representantes no país na 1.ª Bienal Internacional de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Aloísio Magalhães também é lembrado por ter participado do concurso organizado pelo Banco Central do Brasil, em 1966, visando o desenvolvimento do layout gráfico referente a nova cédula – o cruzeiro novo – no qual foi vencedor. Aloísio Magalhães aplicou o espelhamento das notas, para que a amostragem destas notas sejam tanto inferior quanto superior, com exceção das moedas.
Show lessRead more
Wikipedia

Discover this artist

16 items

Google apps