Calixto Cordeiro

1877 - 1957

Calixto Cordeiro ou K. Lixto foi caricaturista, desenhista, ilustrador, litógrafo, pintor e professor brasileiro. Iniciou suas atividades artísticas em 1890 na Casa da Moeda, onde assistiu às aulas de modelagem ministradas por Artur Lucas e as de gravura, xilogravura e química, dadas pelo português José Vilas Boas.
Em 1893 assumiu o cargo de professor assistente de gravura na instituição. Dois anos depois, matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes - Enba e trabalhou como litógrafo na Imprensa Nacional. Começou a atuar como caricaturista em 1898, quando colaborou com a revista Mercúrio, com o pseudônimo K. Lixto, utilizado a partir de então na assinatura de todos os seus trabalhos.
Depois de colaborar em diversos periódicos, fundou, com Raul Pederneiras, em 1902, a revista O Tagarela, em que iniciou, em 1904, uma série de charges questionando a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, instituída por Oswaldo Cruz.
Para a revista Kosmos, realizou, a partir de 1906, ilustrações para as crônicas de João do Rio, Olavo Bilac e Gonzaga Duque. Em 1907 assumiu, ao lado do caricaturista Raul Pederneiras, a direção artística da revista Fon-Fon.
Show lessRead more
Wikipedia

Discover this artist

19 items
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites