Esse Extraordinário Mário De Andrade Em Comemoração Ao Centenário Da Semana De 1922
Feb 25, 2022 - Jun 30, 2022
Ticket: R$15.00*
* Prices displayed are maximum known list price without fees. Other rates may apply
Buy tickets
A exposição propõe uma imersão na arte e na cultura brasileiras sob a perspectiva desse grande intelectual do modernismo

Com entrada gratuita de 25 a 27/2, mostra aborda período em que Mário de Andrade esteve à frente do Departamento de Cultura de SP, suas pesquisas e análises sobre o barroco e a arte moderna, sua produção literária, além de suas composições musicais e suas viagens pelo país.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, inaugura no dia 25 de fevereiro a exposição “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, uma homenagem ao aniversário de morte do escritor, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.

A mostra, que tem entrada gratuita de 25 a 27 de fevereiro, conta com curadoria do diretor geral do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, e da equipe da instituição, e traz diferentes aspectos da atuação de Mário de Andrade, poeta, cronista, romancista e pesquisador, além de crítico de arte e de literatura, musicólogo e fotógrafo.

“A exposição é uma imersão na visão mais profunda de Mário sobre a arte brasileira, apresentando as composições musicais do poeta, sua produção literária, a Missão Folclórica, suas pesquisas sobre a escultura brasileira, sobre Aleijadinho e Padre Jesuíno de Monte Carmelo”, diz Emanoel Araujo. “Traz ainda obras dos artistas Brecheret, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, as aquarelas de Cícero Dias, as ilustrações de Carybé para Macunaíma e os paineis da azulejaria Osirarte, de Carybé, Volpi e Mario Zanini”.

Um dos destaques da exposição é a Missão de Pesquisas Folclóricas, expedição organizada por Mario de Andrade para investigar as manifestações culturais presentes em diferentes regiões do Brasil.

Na mesma data, o museu abre mais três exposições, “Os Artistas da Academia”, “Os Artistas Modernistas” e “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall”, todas com curadoria de Araujo. A primeira destaca um grupo de artistas acadêmicos brasileiros, chamados de “passadistas” pelos modernistas. A segunda mostra faz a conexão entre a trajetória de Mário de Andrade e os artistas modernistas brasileiros, integrando a programação comemorativa do Centenário da Semana de 1922. “A Volta do Baile da SPAM de Lasar Segall” propõe um revival, no qual serão apresentadas obras de autoria de Segall em uma cenografia que remete à produzida pelo artista para os bailes da Sociedade Pró-Arte Moderna, no início da década de 1930. A exposição terá contribuições de dois artistas contemporâneos da arte de rua, com a criação de totens de 4 metros cada um, numa proposta de revisita à obra de Segall, além de uma projeção de grandes dimensões no espaço.

O público que comparecer ao Museu Afro Brasil de 25 a 27 de fevereiro também poderá conferir, gratuitamente, a exposição temporária “Arqueologia Amorosa de São Paulo”, inaugurada no aniversário de São Paulo. A mostra retrata os muitos aspectos artísticos, sociais, culturais e perspectivas diversas dessa grande metrópole por meio de fotos, manuscritos, objetos, fotografias e design de renomados artistas, como Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Flávio de Carvalho, Geraldo de Barros, Zanini Caldas, dentre outros. Também está em cartaz a exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo aos Olhos de Mário de Andrade”, que traz ao Museu Afro Brasil grandes pinturas provenientes das igrejas das cidades de Itu e São Paulo, onde o padre artista exerceu seus ofícios de pintor, músico e compositor. Esta é a maior retrospectiva feita sobre as obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo e conta com 27 obras de grandes dimensões de Jesuíno, muitas delas mostradas pela primeira vez.
Show lessRead more
Official website
www.museuafrobrasil.org.br
Afro Brasil Emanoel Araujo Museum
Closed now
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites