A psicanálise é uma das teorias mais influentes do mundo contemporâneo. Ela surgiu da observação do comportamento de mulheres rotuladas como histéricas.

Em sua clínica, o médico Sigmund Freud percebeu que essas mulheres queriam dizer algo com seus corpos, que se moviam ou se paralisavam sem que nada houvesse de errado. Talvez elas precisassem falar.

E falaram. Foi de suas bocas que Freud ouviu a mulher falar sobre amor, ódio, culpa e desejo.

O que é o desejo da mulher? O que define a feminilidade? As respostas a essas perguntas mudam na mesma velocidade em que a mulher muda seu papel no mundo. Em homenagem à mulher contemporânea, o MAM apresenta estas Faces do Desejo.  

Procuro-me (2002) por Lenora de Barros| MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo

Procuro-me, Lenora de Barros A comunicação por cartazes é utilizada com diversas finalidades no mundo inteiro. As imagens sob a frase “Procura-se” são autorretratos, que de maneira pública revelam o desejo de encontrar a si mesma.

Untitled (1997) por Nazareth Pacheco MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo

O vestido de contas de plástico e lâminas evoca ideias conflitantes, como sedução e repulsa, como se o desejo de beleza envolvesse o sacrifício.

Meret Oppenheim com sombra peluda (1993 - 1996) por Regina Silveira | MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo

Em 1936, Méret Oppenheim mostrou pela primeira vez o “Déjeuner em Fourrure”, um conjunto de xícara, pires e colher revestidos de pelo de gazela.

Evocando ao mesmo tempo o desejo e a repulsa, essa obra se tornou um ícone do surrealismo, que Regina Silveira retoma aqui como presença erótica e fantasmagórica.

"Love" (2007) por Beatriz Milhazes | MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo

Na lista dos desejos femininos, o amor está sempre em primeiro lugar.

Credits: Story

Curadora Faces do Desejo — Magnólia Costa
Marketing online — Larissa Meneghini

Credits: All media
The story featured may in some cases have been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile