Augusto Gomes Rodrigues, mais conhecido como Mestre Verequete, foi um músico brasileiro, cantor e compositor de músicas no gênero e ritmo paraense carimbó, com o grupo O Uirapuru. Também chamado de "Rei do Carimbó", disputando o título com Pinduca, outro cantor e compositor do estado do Pará.
Verequete faz parte de uma geração de músicos que ousaram transformar os ritmos populares do interior do estado paraense em sucessos radiofônicos com a inserção de elementos inovadores, músicos como por exemplo: Mestre Vieira, Pinduca e Mestre Cupijó.
O Mestre dedicou sua trajetória na composição do carimbó no estilo tradicional, chamado de “Pau e Corda” ou “Carimbó de Raiz”. Junto com o cantor Pinduca, foi um dos responsáveis pela popularização do carimbó no estado do Pará e projeção nacional no período de 1970 e 1980. Compôs cerca de 200 músicas, além de lançar dez discos e quatro CDs. Ente os sucessos do estão: “O carimbó não morreu”, “Chama Verequete”, “Morena penteia o cabelo” e “Xô peru”.
Em 2014, o ritmo carimbó foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, aprovado por unanimidade no em setembro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.