O Ateliê de Brecheret

Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, apresentamos esta exposição virtual sobre a vida e a obra de Victor Brecheret, grande expoente do modernismo nacional.

Exposição "O Ateliê de Brecheret"

Neste exato local no Palácio das Indústrias trabalhou o escultor Victor Brecheret, que também serviu para a realização de importantes obras.
100 anos depois estamos aqui comemorando a Semana de Arte Moderna de 1922, celebrando esse importantíssimo artista.

Infância e vocação para escultura

Victor Brecheret nasceu em Farnese na Itália, em 1894, e emigrou para a cidade de São Paulo em 1904, acompanhado de seus tios e de sua irmã. Desde criança, expressava dotes artísticos, utilizando barro para criar pequenas esculturas.

Formação Paulista

Em 1912 Brecheret ingressa no Liceu de Artes e Ofícios, uma escola gratuita profissionalizante, chefiada por Ramos de Azevedo, para capacitar jovens artesãos e profissionais para os setores da construção e do comércio. ​

Palácio das Indústrias, Ateliê de Brecheret.

Ramos de Azevedo também foi o arquiteto responsável pela construção do Palácio das Indústrias, juntamente com o professor do Liceu, o italiano Domiziano Rossi. Essas duas figuras foram essenciais para o desenvolvimento futuro de Brecheret. 

O escultor do "Espírito Novo"

Essa ilustração resgata o momento em que os modernistas visitam o Ateliê de Brecheret no Palacio das Indústrias e ficam admirados com o seu trabalho, ressaltando que ele possuia o "Espirito Novo" próprio do movimento que eles pertenciam.

Brecheret e a Semana de 22

Embora não estivesse presente na Semana de 22, participou como um dos estandartes do Modernismo, expondo, além de desenhos, um total de doze esculturas. Algumas delas são.

Um grande monumento

A maquete da primeira versão do Monumento às Bandeiras foi exposta na casa Byngton, em 1920, em busca  de patrocínio para sua execução definitiva. No entanto, naquele contexto não obteve adesão suficiente, dando inicio a uma saga que duraria 33 anos até sua realização de fato.​

O retorno definitivo ao Brasil e à arte contemporânea

O Monumento às Bandeiras foi a grande obra de Brecheret, visava recuperar o orgulho paulista, abalado pela Revolução de 32. Por questões políticas e econômicas, a  construção foi extremamente morosa,  levando o artista a se fixar no Brasil.

O retorno definitivo ao Brasil e à arte contemporânea.

A escultura em homenagem aos paulistas causou estranhamento ao apresentar bandeirantes anônimos, nus e das diferentes raças que deram origem aos brasileiros. ​

Read more on Google Arts & Culture

artsandculture.google.com