Ideias sobre a Arte

Essa galeria apresenta 12 obras representativas das três ideias de arte (Belas Artes; Artes Plásticas; e Artes Visuais) estudadas na Atividade Acadêmica Linguagens Artístico-Culturais I, do Curso de Pedagogia da Unisinos.

Fra Angelico foi um importante pintor italiano. É considerado por muitos estudiosos da história das Artes, como sendo um dos percursores da pintura renascentista. Usava a arte como fonte de pregação do Evangelho.
Renascimento foi um período teocêntrico. Isso foi representado nas pinturas e arte em geral da época! . Bartolomeo Montagna foi um pintor e arquiteto italiano que trabalhou em Vicenza e Veneza. Provavelmente estudou em Verona.
Leonardo da Vinci além de um grande artista, foi um grande estudioso da anatomia. Tinha a característica de buscar a realidade e pintar figuras humanas perfeitas. Utilizava matemática em cálculos artísticos. Suas obras são de um rico detalhamento
Rafael Sanzio foi um importante artista plástico italiano da época do Renascimento Cultural. Destacou-se principalmente nas áreas da pintura e arquitetura. Sua arte foi reconhecida graças a suavidade e perfeição de suas obras.
No Romantismo era comum a representação da natureza nas obras artísticas. Pierre foi pintor e escritor da arte francesa. Ele ganhou grande fama com suas paisagens clássicas de seu trabalho teórico e elementos de vista prático para uso por artistas.
Diferente das Belas Artes, as Artes Plásticas não tem o conceito de belo! Géricault fez-se eco da crítica ao regime, compadecendo-se dos sobreviventes e dos mortos no naufrágio ocorrido por culpa do governo. Sabe-se que sua obsessão chegou a levá-lo a falar com os sobreviventes nos hospitais e inclusive a fazer esboços dos mortos no necrotério. A doença, a loucura e o desespero passaram então a ser uma constante em seus quadros.
O artista plástico exerce uma ação manual. Ele transforma um material, dando-lhe sentido. Auguste Rodin fez suas primeiras esculturas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão.
As Artes Plásticas trabalharam principalmente com a subjetividade e emoção, sem racionalismo. Delacroix é considerado o mais importante representante do romantismo francês. Na sua obra convergem a voluptuosidade, o refinamento, a expressividade cromática e o sentimento patético. O pintor, escreveu: "…nem sempre a pintura precisa de um tema".
As Artes Visuais envolvem diversos recursos e formas de expressão. Foi a partir desse conceito amplo que a fotografia passou a ser considera uma forma de arte.
As obras das Artes Visuais não estão restritas a algo comercial que pode ser guardado. O artista conceitual Jeff Koons usou de várias ideias e materiais para construir suas obras.
A Arte Visual pode trabalhar com meios de interação. Ela acaba com a ideia de autonomia da arte.
O artista visual utiliza a arte como uma forma de passar uma mensagem para o telespectador. Essa forma pode envolver diferentes tipos de artes e também as novas mídeas.
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile