Retratos: dos registros verossímeis à desconstrução da forma

Esta galeria reúne um conjunto de retratos que pontuam as transformações ocorridas no universo da pintura ocidental, entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. As imagens revelam transformações quanto ao registro da figura humana, bem como ao emprego de diferentes materiais para este fim. Apesar de estarem situados em períodos distintos da história da arte, a memória característica das imagens permite um intenso diálogo entre as obras selecionadas. 

A estilização característica da arte dos povos africanos serviu como referência para inúmeros artistas das vanguardas europeias, como Pablo Picasso.
Nessa imagem, é possível perceber como a figura humana foi trabalhada em função do contorno linear. As linhas estruturam um corpo estilizado, revelando os traços gerais da arte cristã medieval.
Apesar de ter vivido no século XVI, a obra de Arcimboldo corresponde a um caso atípico. A estruturação do corpo a partir assemblage formas de uma determinada área confere a sua obra um ar de inovação.
Em Os Embaixadores, Holbein destacou em um cenário tipicamente renascentista as conquistas da época, dentre elas o olhar antropocêntrico, a reforma protestante e a expansão marítima.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile