Pintura Impressionista: Ensino e Apreciação à distância

Esta galeria faz parte da curso de Pintura Impressionista para a disciplina de Estágio Supervisionado V do Ensino a distância da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Edgar Degas nasceu em Paris, 1834. Foi extremamente influente no que viria a se chamar "movimento impressionista". Neste quadro é possível ver as pinceladas quase pontilista, que formam a imagem.
Degas não se considerava um impressionista. Porém sua técnica, fora dos padrões da academia, acompanhavam a vanguarda do movimento no final do Séc. XIX.
Maior expoente do período no Brasil, Visconti foi o que melhor sintetizou os preceitos do impressionismo em sua obra. Nesta obra observamos a pincelada livre do desenho, ilustrando o homem urbano.
A pintura praticada ao ar livre, segundo os impressionistas, permitia uma melhor captação da luz sobre os objetos e sobre as pessoas.
A valorização do movimento na pintura em mais uma cena com Bailarinas, principal inspiração de Degas.
A temática urbana e a vida moderna são as novas inspirações propostas pela pintura impressionista. Nesta obra as formas são simplificadas e as pinceladas sugerem os contornos e define a imagem.
Cena polêmica onde mostra a vanguarda moderna em um momento de relaxamento ao ar livre em um perfeito movimento de transição de tons claros para os escuros em transgreção às leis acadêmicas.
Renoir valoriza a paisagem urbana, captada com a luz do sol em contraste com sua sombra, definindo a paleta de cores da obra.
Mais uma pintura valorizando a luz natural e a paisagem externa.
Crítico da burguesia da época, Pissarro retrata aqui uma cena vibrante da cidade moderna, grande inspiração dos pintores impressionistas.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile