Obras preferidas

Tecnologias para o ensino da arte.

Van Gogh pintou esse quadro um *** antes de sua morte enquanto estava internado voluntariamente em um sanatório. Oscilava frequentemente entre a lucidez e a angústia de seus conflitos interiores. Van Gogh se interessava em observar o céu, pois o acalmava e o fazia sonhar. O céu apresenta-se em uma sucessão de linhas curvas, como redemoinhos ou espirais de luz. É uma mistura de cores frias em meio à luz das estrelas em branco e amarelo. Suas pinceladas são fortes e marcantes e deixam uma textura interessante em todo o quadro. Em alguns lugares as pinceladas não cobrem toda a superfície com tinta. O povoado é pequeno comparado ao imenso céu turbulento e brilhante. Ele se esconde atrás da escuridão da noite e do cipreste que invade o céu estrelado. Há poucos pontos de luz que indicam que em algumas residências as luzes estão acesas. Nos arbustos ele abusa novamente das linhas curvas e das cores frias verde e azul. O cipestre corta verticalmente as linhas curvas em sentido horizontal formadas pelo céu. E as estrelas em formato circular irradiam luz na cena.
Estudos apontam que Munch pintou esse quadro a partir de uma experiência pessoal que lhe provocou medo e espanto quando passeava em Oslo, pois presenciou o céu todo vermelho devido aos efeitos da erupção do vulcão Krakatoa em 1883, fato que o impressionou. O céu avermelhado invade a paisagem em ondulações nas cores quentes. As linhas retas conduzem o nosso olhar para a figura central representada através de linhas sinuosas que demonstram o seu medo e pânico diante da situação. Suas pinceladas fazem as cores se misturarem grosseiramente, criando um efeito marcante que representa angústia e desespero.
Monet enfatizava os temas da natureza, observava e retratava o efeito da luz natural, decompunha as cores, dava pinceladas soltas e acrescentava sombras coloridas e luminosas às suas pinturas. Sua pintura tem um efeito maravilhoso e reconhecível a certa distância, porém, bem de perto se resume a manchas coloridas com aparente textura. Ele retrata a impressão das coisas que observa. De perto vemos material e à distância vemos as formas.
Monet era fascinado por trens, por isso, certa vez se instalou nas adjacências da estação para retratá-los. Nessa obra, é apresentada a chegada e partida dos trens na estação e as silhuetas de seus viajantes a sua espera. As figuras se resumem a pontos de cor. A fumaça é o elemento que mais aparece na tela, saindo de seu protagonista: o trem.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile