ana lúcia da silva araujo

CONTEMPLANDO AS BELEZAS DA NOSSA PINACOTECA

(Itu, 8 de Maio de 1850 — Piracicaba, 13 de Novembro de 1899), foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX.
Victor Meirelles de Lima (Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis SC 1832 - Rio de Janeiro RJ 1903). Pintor, desenhista, professor
Conclui sua formação artística em Nápoles. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1840, onde participa ativamente da vida artística, expondo e lecionando.
Análise Objetiva: A obra mostra um trabalhador do campo que aparenta tem uma idade de mais ou menos uns 40 anos, com roupas simples, e uma aparência sofrida.
O quadro Caipira picando fumo trás toda a simplicidade e serenidade que Almeida Júnior tentou retratar em sua obra, o que para ele seria o típico caipira.
Morou em São Luís do Maranhão e em Belém do Pará. Sua obra mostra paisagens de Pernambuco, do Maranhão, e sobretudo de Belém, marcadas pela destreza em articular áreas de luz e sombra. Certamente esteve também na Corte, pois há desenhos seus reproduzindo vistas do Rio de Janeiro
A moça que lê, concentrada, representa o desejo de alcançar a modernidade e o cosmopolitismo das cidades-referência da Europa: Londres e Paris. A jovem se veste como uma européia e, assim como as mulheres modernas desse continente, ela lê.
Emigrantes, ca.1910 de sua autoria. Ainda em 1918, funda a Escola Novíssima, com Nicolo Petrilli e A. Sironi, com cursos destinados à educação profissionalizante e ao ensino público feminino, e elabora a capa da revista A Cigarra para a edição comemorativa de seu primeiro aniversário.
No Cafezal (c. 1930) por Georgina de Albuquerque Pinacoteca do Estado de São Pau
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile