Surrealismo

Obras surrealistas escolhidas pelos alunos: Ariadne Barros e Fabiano Oliveira

Untitled, Elno, From the collection of: Women's Forum Street Art Project
Título: Sem Título Uma feição revoltada, baseada em cultura indígena, oriental e mexicana. Escolhemos essa obra pela quantidade de cores e mistério no olhar da obra.
"Mexican Girl", Paola Delfin, From the collection of: Women's Forum Street Art Project
Título: Garota Mexicana Garota envolta em flores aparentando magreza, porém feliz. Segurando um pássaro da cor de seus cabelos. Escolhemos porque representa a criatividade e a liberdade.
Manananggal & Tiyanak Horde, Gerilya, 2011, From the collection of: Filipino Street Art Project
Título: Manananggal & Tiyanak Horde A obra retrata a morte em si. Como se representasse o Deus da morte e suas criações. Foi escolhida pela quebra de tabu contra obras obscuras.
Margin of Silence, Kay Sage (1893-1963), 1942, From the collection of: Albany Institute of History & Art
Título: Margem do silêncio Possui três interpretações: uma montanha, um homem repousando sentado na montanha e uma cabeça de pássaro quando se olha de lado. Foi escolhido pelas várias interpretações possíveis de uma mesma obra.
No Passing, Kay Sage, 1954, From the collection of: Whitney Museum of American Art
Título: Sem passagem Remete a uma cidade feita de livros e papel onde não se tem saída em nenhuma das ruas vistas, apenas da entrada delas. Pela alusão do infinito dentro de um livro.
My nurse and I, Frida Kahlo, 1937, From the collection of: Museo Dolores Olmedo
Título: Minha enfermeira e eu. É o renascimento de Frida após o acidente sendo "criada" pela enfermeira. Foi escolhida por ser uma obra conhecida e sobre superação.
Bird Bath, Leonora Carrington, 1974, From the collection of: Museum of Latin American Art
Título: Banho do pássaro. Eles estão preparando o pássaro para um ritual e ao fundo é possível observar um pássaro já preparado para o ritual.
Untitled, Paola Delfin, 2014, From the collection of: Women's Forum Street Art Project
Título: Sem título Retrata a mulher negra, mas principalmente sua característica mais marcante, os cabelos crespos ao "vento" Essa obra foi escolhida pelos seus traços e pela mulher representada
Untitled, Malina Suliman, From the collection of: Women's Forum Street Art Project
Título: Sem título A obra representa uma "prisão", uma barreira que se deve passar para enxergar. E na obra é retratado alguém abrindo essa cortina e enxergando. Exatamente por isso essa obra foi escolhida. Pela crítica ao que "vemos"
"Dreaming graffiti" (Sketch), Shamsia Hassani, 2013, From the collection of: Women's Forum Street Art Project
Título: Grafite sonhador. É como se a mulher estivesse envolta ao instrumentos de corda que a rodeiam, como se ela estivesse perdida na própria música. A obra foi escolhida pelo olhar da menina sobre a "música", como se fosse algo difícil para ela. Um desafio
A Few Small Nips, Frida Kahlo, 1935, From the collection of: Museo Dolores Olmedo
Título: Alguns pequenos mamilos Essa obra retrata a tristeza de uma mulher ao perder o filho. Mas existe no retrato a figura de um homem com uma faca, o que indica que ele foi o responsável por essa morte. Foi escolhido pelo significado como se a perda fosse culposa e sangrenta, como uma cena de crime.
Henry Ford Hospital, Frida Kahlo, 1932, From the collection of: Museo Dolores Olmedo
Título: Hospital Henry Ford É sobre a gravidez, sobre todas as coisas que aprendiam e todas as coisas que a libertavam dessa momento. O próprio feto é representado assim como uma flor murcha no chão. Foi escolhida pelo destaque aos devaneios de se ter uma criança e os problemas.
Portrait of Luther Burbank, Frida Kahlo, 1931, From the collection of: Museo Dolores Olmedo
Título: Retrato de Luther Burbank. É como se e o homem nascesse do homem, assim como as plantas que nascem das sementes. É representado o homem morto como um cadáver e o novo homem crescendo dele, com raízes os ligando. Foi escolhida pela representação dos valores e de como somos influenciados pelo passado.
The Deceased Dimas, Frida Kahlo, 1937, From the collection of: Museo Dolores Olmedo
Título: O falecido Dimas. O retrato mostra uma criança envolta por flores, cores e coroada. Retrata um costume mexicano de envolver os mortos em túnicas que os lembrarão das sagradas virgens ao chegarem no céu. Foi escolhida principalmente pelas cores e pela tradição que essa obra representa.
Detrás de la cortina [Behind the Curtain], Antonio Berni, 1963, From the collection of: Blanton Museum of Art
Título: Por trás das cortinas. Retrata a mulher bela, enquanto o homem é zoomórfico, lembrando um macaco. E a ideia de ser "por trás das cortinas" de que algo não deveria estar sendo feito, muito menos descoberto. Foi escolhida por retratar o apelo sexual visto nas mulheres.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Home
Explore
Nearby
Profile