CO-1466
Cravo Júnior, Mario et al. [Carta] 1949 jun., Salvador, BA [para] Candido Portinari, [s.l.]. 2 p. [datilografado]
Pintor
Candido Portinari:
Os abaixo-assinados, representantes da nova geração de trabalhadores intelectuais em geral e de artistas plásticos em particular, vivendo conscientemente os problemas de nossa época e sentindo a nossa responsabilidade e o nosso papel coletivo como homens públicos, participantes de um movimento de renovação cultural cujas possibilidades são evidentes dentro do conceito da autocrítica e da crítica como revisão de valores e como condição indispensável para o desenvolvimento de novas formas de arte e de pensamento, e justamente para poder levar avante essas novas formas, nos empenhamos em uma luta dirigida exclusivamente contra o atraso social e cultural do nosso meio – atraso principalmente plástico e quase secular.
A consciência desse atraso, o dever de zelar por um autêntico passado artístico que herdamos embora pouco cuidado pelas gerações responsáveis que nos antecederam e as verdadeiras tradições que nos ligam à terra e ao homem, nos fazem pensar no futuro da arte e da cultura em nosso meio social.
Diante dessa realidade e sentindo a necessidade imediata de organizar uma entidade representativa desses novos artistas e intelectuais, os signatários da presente carta, irmanados no pensamento comum de preservar a cultura e lutar ativamente pelo progresso e pela paz, certos de que poderão contar com o apoio e a colaboração do prezado companheiro Candido Portinari, vêm convidá-lo a vir à Bahia a fim de comparecer ao ato de fundação da nossa associação de classe, o que coincidirá com a convenção da A.B.D.P.C., a ser realizada na primeira quinzena de julho, para a escolha do artista baiano que irá representar a Bahia no Congresso Internacional de Defesa da Paz e da Cultura a se realizar proximamente no Cidade do México.
Consideramos a sua vinda à Bahia um acontecimento de significação muito especial porque, como representantes de uma geração nova, não ignoramos que o artista do futuro assistirá a transformação completa do meio e de sua própria condição social.
Os signatários desta carta têm um único objetivo: - a sua vinda à Bahia. Aguardamos a sua resposta e teremos a maior satisfação em custear a sua viagem. Pedimos o seu apoio e o seu comparecimento. Desejamos a sua estada entre nós, por mais curta que seja.
E é este o nosso apelo de artistas, poetas e escritores da nova geração. Apelo que – temos certeza – virá contribuir para um fortalecimento cada vez maior dos laços que nos unem à renovação cultural do
Brasil.
Queira dirigir a resposta ao escultor
Mario Cravo Junior
Rua César Zamar, 1 (Barra)
Salvador
Bahia
Com a maior estima e admiração, nos firmamos,
Fraternalmente,
Mario Cravo Junior
Carlos Bastos
Rubem Valentim de Souza
Wilson Rocha
[ilegível]
Giovanni Guimarães
2