CO-1422
Costa, Sérgio Corrêa da. [Carta] 1948 out. 22,
Washington, D.C. [para]
Candido Portinari,
Rio de Janeiro, RJ. [datilografado]
Prezado patrício Candido Portinari,
Informado de que as suas treze telas, enviadas aos
Estados Unidos em 1940 para exposição em
Nova York, ainda se encontravam na União Panamericana, por dificuldade de remessa ao
Brasil, dispus-me a tomar o encargo de fazê-las transportar ao Brasil pelo processo mais rápido e seguro.
Estive com o Gómez Sicré, inspecionando o estado das telas. Com exceção da maior, sobre Brodowski (?), que necessita um bom trabalho de restauração, embora o centro esteja perfeito, as demais estão em boas condições, tendo sido apenas ligeiramente danificadas pelo longo tempo em que se encontram em condições mais ou menos precárias.
Gostaria de receber, com urgência, um telegrama seu, autorizando-me a providenciar a remessa das telas ao Rio de janeiro por portador diplomático de absoluta confiança, de forma a contornar as dificuldades alfandegárias que, até agora, impediram nosso amigo Gómez Sicré de fazer a devolução.
Sou Delegado, em exercício, junto ao Conselho da União Panamericana e deverei seguir, dentro de um mês, para a Califórnia, onde exercerei as funções de Cônsul em Los Angeles. Tenho duas belas telas suas, ambas de flores em fundo negro, presente de casamento recebido em 1943 do Presidente Vargas e do Barão de Saavedra, que as encomendaram ao Sr. especialmente. Em Los Angeles, gostaria de exibir na minha casa e no Consulado (em Hollywood), além dessas, mais uma ou duas das suas telas. Lembrei-me, pois, de expressar-lhe esse desejo e o meu propósito de adquirir, para esse efeito, uma ou duas das telas que aqui se encontram. Tenho especial predileção (evidentemente não cogito da obra-prima que é o quadro grande sobre Brodowski) por um de balões e papagaios, sendo que um destes últimos azul com cola branca, bem viv; e outro, pequenino, representando um espantalho vermelho e branco, atravessado por uma faixa verde claro. Evidentemente, trata-se, apenas, de uma aspiração. Receio muito não poder chegar aos preços que o Sr. me pedir, na hipótese de lhe convir a venda. De qualquer modo, não quero deixar de tentar. Se o Sr. concordar com a operação, eu ficarei com um deles ou com ambos, comprometendo-me eu a entregar-lhe no Rio de Janeiro, em curto prazo, as onze telas restantes, correndo por minha conta todas as despesas de embalagem, frete, seguros etc.
No caso de chegarmos a um acordo, meu cunhado e seu amigo Oswaldo Aranha Filho far-lhe-á entrega imediata da quantia que o Sr. fixar.
Com os cumprimentos do seu patrício e admirador,
Sérgio Corrêa da Costa
2