CO-1031
Campofiorito, Quirino. [Carta] 1948 maio 8, Niterói, RJ [para]
Candido Portinari,
Montevidéu. 2 p. [datilografado]
Prezado amigo Portinari
Acabo de receber a fotografia do teu quadro “Primeira Missa no
Brasil”. No dia 6 do corrente, o “Diário da Noite” e “O Globo” – não te mando os recortes porque outros amigos certamente mandarão. Esta carta é um resumo muito rápido do que te posso escrever . Recebi há bem dois meses uma carta tua que muito me agradou e respondi imediatamente. Vejo que esta carta se perdeu. Foi por avião. Levava alguns recortes de jornais com notícias de arte, inclusive algumas sobre a tua permanência no
Uruguai, publicadas na minha seção do “Diário da Noite”. Desta carta de hoje estou tirando uma cópia que seguirá por via marítima. As coisas vão como poderás imaginar. As artes, como as deixaste. Para a Bienal de Veneza vão mais de 20 trabalhos dos seguintes pintores escolhidos por uma comissão nomeada pelo Itamaraty: Malagoli, Pancetti, Sigaud, Jordão, Haydea, Hilda, Cavaleiro, Guignard, Edson, Bustamante, Gotuzzo, Carlos Chambelland, Rescala, Presciliano Silva e Georgina. Alguns escultores, como o Honório Peçanha, etc. Não conheço os trabalhos. Já escrevi algumas notas e continuarei. Numa próxima nota direi que te esqueceram, embora se tenha certeza de que naquela exposição o teu nome será o mais procurado. Andam espalhando aqui que tu recebeste convite separado e, por isso, deixaram de te indicar. É verdade? A comissão foi: Oswaldo Teixeira, Santiago e Modestino Kanto. A Hilda exigiu seguro de guerra e, por isso, ainda não foi ultimado o envio. Pelo que me parece acabará atrasando muito. A “Bienal” é em maio, ou seja, no mês corrente.
Causou-me grande sensação a “Primeira Missa no Brasil”. É uma bela composição. Penso em poder vê-la dentro de um mês no Banco Boa Vista. O Museu de Arte Moderna vai progredindo. O Barão de Saavedra facilitará a sua instalação no prédio do Banco. Dr. Rodrigo certamente te mandará um exemplar dos estatutos. Se não, escreve-me dizendo-me se queres que eu o mande.
O que sair de importante sobre o teu novo mural nos jornais, eu mandarei. Sei que transferirás tua residência para
Buenos Aires. Foi um grande sucesso o livro editado pela “Pinguin”.
Saúde para todos os teus.
Um abraço amigo do
Campofiorito
2