Loading

Cris, Cláudia and Bebel, mannequins from Porto Alegre

Iberê Camargo1986

Iberê Camargo Foundation

Iberê Camargo Foundation
Porto Alegre, Brazil

"Na noite da última segunda-feira [dia 07 de abril de 1986], o Museu de Arte do Rio Grande do Sul foi palco de uma iniciativa até então inédita em Porto Alegre: desfile das confecções do Grupo de Moda Vanguarda Sul. O salão da Pinacoteca do Margs recebeu a adaptação de uma passarela que conviveu harmoniosamente com as obras de arte que permaneceram nas galerias laterais. A diretora do Margs, Evelyn Berg Ioschpe, conta que, para essa iniciativa pioneira no Sul, 'fui procurada pelo Grupo de Moda Vanguarda que me expôs sua proposta para fazer este desfile no Museu; levei ao Conselho para que fosse apreciada'. A proposta foi aprovada, 'com a ressalva de procurarmos a opinião de uma editora de moda sobre o assunto, e Célia Ribeiro opinou favorável, inclusive ressaltando que esta iniciativa já tivera êxito em São Paulo'. A partir daí, o Margs realizou um trabalho conjunto com os produtores e confeccionistas, 'para haver uma linguagem comum entre a arte do Museu e a moda que seria mostrada'.
O artista plástico gaúcho Iberê Camargo contribuiu para esta conjugação da arte com a moda através de um painel em que retratou três das modelos que desfilaram na passarela. 'Como já estava pintando manequins de vitrines, achei interessante poder retratar modelos vivas com toda beleza e feminilidade de quem veste moda. Fiquei encantado com a ideia e penso que a moda é uma moldura da beleza feminina. Além de ter achado muito interessante conjugar a arte com a moda dentro do museu.' Seu quadro vai agora para o Rio e São Paulo ficando em exposição nas galerias de lá. Um audiovisual antes do desfile mostrou o artista em atividade com as modelos posando, e a locução narrou detalhes da composição do quadro, fazendo com que o público presente apreciasse o trabalho deste grande artista no seu íntimo de criação e execução.
Jornalistas de vários Estados do centro do País presentes ao desfile elogiaram a iniciativa gaúcha, e Fernando de Barros, editor de moda masculina das revistas Cláudia Moda e Playboy, acrescentou ainda que 'a atitude de congregar moda à arte num palco como o Margs é elogiável, pois mostra que em Porto Alegre já há uma consciência da importância social e econômica da moda no mundo atual. O museu abrigar a moda é evoluir, pois, como a arte, ela mostra a evolução do homem através dos tempos.'"
ZEN, Carla. "Moda no museu de arte". Zero Hora, Porto Alegre, 09 abr. 1986.

"Um dos últimos quadros do pintor gaúcho Iberê Camargo, 71 anos, traz mais três assinaturas além da sua famosa chancela. Cláudia Viel Norci, Isabel Luzia Tagliari Mostardeiro e Crislaine, conhecidas modelos de Porto Alegre, posaram para o artista compor seu quadro, de 1,80 metro por 2,13 metros – ao qual deu o nome de Manequins de Porto Alegre –, e de quebra ganharam a co-autoria da obra. A tela, pintada por encomenda do grupo de moda Vanguarda Sul, ficou pronta depois de dois frenéticos dias de trabalho no estúdio do fotógrafo gaúcho Martin Streibel. No último dia 7, a tela esteve exposta no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, quando as nove confecções do Vanguarda Sul apresentaram suas coleções de outono-inverno. 'Esse quadro tem a espontaneidade de um estudo, de um desenho. Apesar de ter trabalhado com uma luz muito forte, acho que seria capaz de pintar de olhos fechados, porque as cores estavam dentro de mim', disse Iberê Camargo."
Revista Veja. 16 abr. 1986. p.81

"Cada uma de nós tinha um tipo diferente. Eu era a morena das três e minha figura foi a primeira que Iberê terminou. Ele falou que meu rosto, por ser anguloso, era o mais fácil de pintar. Nossas roupas foram produzidas por nós mesmas, pois seria complicado escolher peças entre as tantas confecções que iam desfilar no Margs. Minha casaca era da loja Viva Vida. Estávamos temerosas de trabalhar para Iberê. Ele tinha fama de ser muito difícil, mas conosco foi extremamente doce e bem-humorado. A princípio, ficamos surpreendidas com sua desenvoltura ao pintar. Ele parecia possuído pela inspiração, e eu sempre o chamei de mestre. A gente via com certa estranheza aquelas cores sombrias e os azuis, com pinceladas vermelhas, que iam surgindo na tela, mas esta era a fase que ele atravessava depois do triste episódio do seu envolvimento numa briga, no Rio de Janeiro, em que foi acusado de matar um homem. Detido em flagrante, passou um mês na prisão, até receber habeas-corpus. Mas foi absolvido, sob o argumento de legítima defesa.
No final do trabalho, Iberê decidiu dar um desenho para cada uma de nós. Maria, sua mulher, quis marcar um jantar, mas como as outras duas manequins que posaram comigo estavam viajando, eu fiquei esperando e acabei sem o desenho. Mas ele fez questão que nós assinássemos atrás da tela. O quadro teve grande repercussão, saiu matéria sobre as nossas sessões posando no ateliê até na revista Veja. Eu gostaria de rever o quadro. Uma pena que não tenha ficado no Rio Grande do Sul."
Bebel Tagliaro In: RIBEIRO, Célia. "Bebel lembra Iberê". Zero Hora, Porto Alegre, 13 jul. 2008.

Show lessRead more
  • Title: Cris, Cláudia and Bebel, mannequins from Porto Alegre
  • Creator: Iberê Camargo
  • Date Created: 1986
  • Location Created: Porto Alegre, RS
  • Physical Dimensions: 180 x 213 cm
  • Rights: © Fundação Iberê Camargo
  • Medium: Oil on canvas
  • Collection: Private collection
Iberê Camargo Foundation

Get the app

Explore museums and play with Art Transfer, Pocket Galleries, Art Selfie, and more

Home
Discover
Play
Nearby
Favorites