Loading

Iberê at Redenção Park

1984

Iberê Camargo Foundation

Iberê Camargo Foundation
Porto Alegre, Brazil

O Parque Farroupilha, como é oficialmente identificado, teve sua última denominação dada pelo prefeito Alberto Bins em 1935, em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha.
Antes disso, era conhecido como Campos da Redenção, onde negros africanos livres realizavam danças ao ar livre em associações. Essa denominação foi recebida em 1884 por ocasião da libertação dos escravos da cidade e, até hoje, o local é popularmente conhecido como Parque da Redenção.
No passado, o terreno consistia em uma planície alagadiça que começou a ser ocupada como logradouro público e para reunião do gado trazido do interior para o abastecimento dos açougues locais. Posteriormente, partes de seu terreno foram cedidos à construção de prédios, como os das escolas de Engenharia e de Medicina e da Faculdade de Direito da UFRGS, entre outros. Através de processos de ajardinamento e urbanização, foi tomando a forma que conhecemos hoje, transformando-se em um grande espaço de sociabilidade urbana.
Em 1982, Iberê volta a viver em Porto Alegre, na rua Lopo Gonçalves, Cidade Baixa – bairro vizinho à Redenção. Suas idas ao parque passaram a ser rotineiras, tanto para a prática de caminhadas quanto para os passeios dominicais no Brique da Redenção ao lado de sua companheira, Maria Coussirat Camargo.
Preocupando-se em anotar aspectos da vida cotidiana, como o rápido deslocamento dos transeuntes, Iberê realizou ali centenas de desenhos. São esboços e desenhos de observação que capturam, geralmente em poucas linhas, os mais variados tipos de frequentadores do parque, como ciclistas, famílias, moradores de rua, trabalhadores informais e, acima de tudo, pessoas solitárias, gerando um testemunho do obsessivo espírito de pesquisa do artista.
Nesta fotografia, vemos Iberê em seu interior, junto às árvores que tanto lhe chamavam a atenção.

"As contínuas reformas na nossa cidade – a cidade é a nossa casa – nos transformam em forasteiros. O progresso é uma ação de despejo em execução. Por isso, um belo dia, na temida velhice, sentimos a incontida vontade de voltar a nosso pátio, para reaver as nossas coisas que lá deixamos.
Procuramos, nesse retorno, o velho cinamomo que nos fornecia a munição – seus pequenos frutos – para as nossas guerras, a velha laranjeira onde tantas vezes nos encarapitamos, brincando de esconder, e, enfim, as coisas que compunham nossa paisagem. Aí sentimos vontade de abraçá-las, de beijá-las, de chorar e de fazer como os gatos, que alçam a cauda e ratificam a posse. Mas aí percebemos assustados que o gato não tem mais força e que as coisas não estão mais."
CAMARGO, Iberê; MASSI, Augusto (org.). Gaveta dos guardados: Iberê Camargo. São Paulo: Cosac Naify, 2009. p. 103.

Show lessRead more
  • Title: Iberê at Redenção Park
  • Date Created: 1984
  • Location Created: Porto Alegre, RS
  • Rights: © Fundação Iberê Camargo
  • Medium: Photography
  • Credit: © Martin Streibel
  • Collection: Acervo Documental Fundação Iberê
  • Accession number: F1737
Iberê Camargo Foundation

Get the app

Explore museums and play with Art Transfer, Pocket Galleries, Art Selfie, and more

Home
Discover
Play
Nearby
Favorites