CO-311
Andrade, Mário de. [Carta] 1941 abr. 9,
São Paulo, SP [para]
Candido Portinari, Rio de Janeiro, RJ. 4 p. [manuscrito]
Portinari
Recebi hoje sua carta e estava pra lhe
escrever. A minha sinusite vai cedendo mas com lentidão e ainda estou proibido de sair de casa.
O José esteve aqui e trouxe as pontas-secas. Vou começar a propô-las e aliás já vendi uma. Não faz mal serem muitas. É certo que não se encontrará nestes nossos atrasadíssimos arraiais de arte, número suficiente de amadores de gravuras pra adquirir todas, mas maior número permite mais escolha.
Está claro que pros artistas (?) não proporei nenhuma. Palavra de honra que passei uma noite sem dormir, de raiva, naquele dia em que Maria me falou que você retirava o “São João” da venda por causa do zunzum dos artistas.
Não há dúvida que ficou bonito o gesto de você mas fiquei safadíssimo e não pude conciliar o sono com vontade de escangalhar essa corja de idiotas. Mas será mesmo possível que eles se imaginem perto de você como pintura, não percebam a distância nem acreditem que alguém possa ter boas intenções!
Fiquei, palavra, engasgado. De certo eles hão de estar imaginando que eu também ganho alguma porcentagem na transação!
Não sei, vim do Rio com o coração tão dado, com vontade de procurar esses pintores, de ajudá-los do meu jeito, como posso, animando, escrevendo sobre eles, mas franqueza: tanta inferioridade moral acaba desanimando a gente. Não sei si farei mais nada. É verdade que já estou acostumado a não me amolar com a estupidez alheia e passar por cima dela (com os músicos sempre foi a mesma coisa; e a não ser o Guarnieri que é mais direito, sei que os outros sofrem de eu considerar o Vila, apesar de tolo, muito mais músico que eles!...), mas apesar de tanta experiência estou desanimado. O milhor é me calar.
Falar em calar, tenho ainda mais um lugar pra falar sobre a capelinha, é um excelente jornal argentino, Argentina Libre que acaba de me convidar pra colaborar nele em assuntos de artes plásticas. Breve sai a rotogravura aqui do Estado e já mandei também a outra colaboração pra Travel in Brazil. Por isso preciso que você me mande mais fotografias pra Argentina Libre. Basta mandar rosto do Jesus, detalhe dos pés da Maria da “Visitação”, “São Pedro e Sta. Luzia” (todo e detalhe) e o “Sto Antonio”. Si estiver sobrando rosto do “S. João” mande também. No geral Argentina Libre não publica tantas fotos assim, mas pedirei que mandem de volta as que não forem utilizadas.
E ciao por hoje que andei arrumando a casa, pregando quadros nas paredes e estou cansado. Agora vou tomar meu banho de luz pra sinusite.
Lembranças pra todos os seus e Deus que abençoe o João Candido. Com o abraço do seu
Mario