CO-403
Aroch, Arie; Israel. Legação (Brasil). [Carta] 1956 ago. 8, Rio de Janeiro, RJ [para] Candido Portinari, Rio de Janeiro, RJ. [datilografado]
Prezado Senhor Portinari,
É com satisfação egoísta que tomo conhecimento do seu regresso de Israel, pois é meu desejo entrar, em breve, em contato pessoal com V.Sa.
Por meio desta, quero agradecer-lhe pelo fato de, embora dispondo de tempo limitado, V.Sa. ter visitado o meu pequeno país e brindado os seus habitantes com o prazer da Exposição de suas artísticas criações.
Soube, através de cartas de Israel, do Ministério do Exterior, assim como de missivas de amigos particulares, bem como pela Imprensa, que a sua mostra de arte e sua visita constituíram-se num acontecimento artístico e cultural de primeira grandeza.
Lamento não ter estado presente, na ocasião de sua visita, porém, enquanto lá estive, participei da ansiedade de todos os muitos amigos da arte, que existem em Israel, os quais já ouviram o seu nome e viram as reproduções de seus quadros, sem, contudo, ter tido a feliz oportunidade de vê-los, no original.
Quero, mais uma vez, tomar a liberdade, ainda que eu seja novo aqui no Brasil, para saudá-lo com boas vindas e expressar o desejo por um encontro com V.Sa. e muitos outros ainda.
Queira aceitar os meus protestos de elevada estima e alta consideração.
Mui atenciosamente,
Ar. Aroch.
Ministro de
Israel