CO-2732
Leskoschek, Axel. [Carta] 1945 jan. 21, Rio de Janeiro, RJ [para]
Candido Portinari; Maria Portinari; João Candido Portinari, [
Brodowski, SP]. 4 p. [manuscrito]
Querido e prezado Candido,
Prezada e querida Maria,
Querido e prezado Joãozinho,
Para todos felicidades em abundância!
Eu fiquei um pouco decepcionado quando recebi a cópia do seu quadro maravilhoso: esperava o original! Mas, mesmo assim, bastante agradecido.
Não si como vocês passam o tempo; eu, transpirando abundantemente e tirando os últimos segredos sobre pintura do nariz da deusa Arte, como prestidigitateur consumado, o mais que sou. É por isso que estou pintando só coisas pequenas para não ferir nas narículas dela. Ainda não estava decidido se vou pintar alguns pequenos óleos; é mais fácil do que guache e paga-se melhor. Mas o que estou fazendo mais são grandes xilogravuras em cores; uma tapeação em grande estilo,porque não tem madeira neles alguma. São cortes de papel, padrões, para cada cor, um. O que você, velho pintor de paredes, conhece muito bem: fazem-se brocados tingidos ótimos nesta maneira. Tem gente bem artística que prefere à tapeçaria genuína.
Mas como a arte pictórica é em geral uma tapeação, em relação ao tempo e espaço, não somos obrigados a desenvolver mais consciência do que é indispensável para vender a bons preços com o mínimo de despesas.
A propósito [de] despesas: quero, desta vez com seriedade, agradecer a você tudo que fez para mim no ano passado, como bom colega e amigo e artista; proporcionando desta maneira a possibilidade de trabalhar para mim mesmo.
Senti muito não ter visto você antes de sua partida; mas não queria incomodá-los durante o tempo de preparativos.
Parabéns para o seu 40º aniversário! É agora que a vida começa, posso assegurá-lo. Conheço já muito bem todas as possibilidades que os diversos trechos de nossa vida nos oferecem. Mas não posso desvelar todo que sei por causa da decência.
O mês de Abril vindouro vou começar a aceitar alunas para poder viver sem incômodos. É melhor do que um emprego como estes que já tive. Que você acha que posso pedir como pagamento de cada [uma] delas, deixando a ela a procura dum atelier e modelos? Mas disso podemos tratar depois da sua volta, porque nem espero nem quero que você responda a minha carta.
Passem bem as suas férias, todos vós e, se não tem por acaso outro tema, lembrem-se do seu velho amigo
Axel
Abraços, abraços, abraços!
Também de Marusja para toda a família.
P.S. As pílulas de vida de doutor Ross
trazem a saúde para todos nós”
(3 palavras escritas em austríaco)