CO-1968
Gómez Sicre, José; União Panamericana. [Carta, 1947],
Washington, D.C. [para] [destinatário não identificado], [Rio de Janeiro, RJ]. [datilografado]
Prezado Snr. Portinari:
Talvez o senhor já saiba, através do telégrafo internacional, que foi inaugurada, neste edifício da União Pan-Americana, uma exposição das obras de sua autoria que se achavam em poder da Snra. Beatrice Rudes, quem nô-las cedeu para que as exibíssemos novamente nesta cidade, antes de serem devolvidas ao Brasil.
Pareceu-me oportuno acrescentar a esse grupo de obras – muito representativo do seu trabalho do período de 1940 – alguns dos seus esboços para os murais da Biblioteca do Congresso, assim como dois trabalhos de propriedade do Embaixador do Brasil e Snra. De tudo isso, o senhor terá notícia detalhada no catálogo que tive a satisfação de remeter-lhe separadamente.
A senhora Rudes disse-me que lhe escreveu a respeito dos preços, se é que tem a intenção de vender algumas das referidas telas.Rogo-lhe, em caso afirmativo, a fineza de comunicar-me com a máxima brevidade , para que eu possa informar todos os interessados durante o decurso da exposição, que continuará aberta ao público até o dia 3 de agosto próximo.
A exposição está sendo visitada, diariamente, por grande número de pessoas que acodem à União Pan-Americana, e eu posso assegurar-lhe que foi intensa a expectativa quanto à sua inauguração. Por outra parte, empenhamo-nos em dar-lhe a maior publicidade possível, de modo a contribuir da melhor maneira para u’a mais ampla difusão do seu prestígio artístico em todo o continente americano.
Ao agradecer a sua amabilidade, permitindo-nos exibir os seus trabalhos antes de devolvê-los, aproveito o ensejo para por-me inteiramente às suas ordens e cumprimentá-lo muito cordialmente.
José Gómez Sucre, Especialista en Arte
Divisão de Cooperación Intelectual
2