CO-2538
Landucci, Lelio. [Carta] 1945 jan. 8, Rio de Janeiro, RJ [para] Candido Portinari,
Brodowski, SP. 2 p. [manuscrito]
Caro Portinari
Enviei-te, por correio aéreo, uma primeira carta aumentada de toda a correspondência recbida. Ms como obtive, apenas, vagas informações, mesmo no correio central, sobre o funcionamento desse meio de expedição e nenhuma precisão a respeito do campo e via a indicar para uma entrega rápida e certa em Brodowski, a presente segue “expressa”, com a parte da correspondência que parece mais urgente, e o resto vai “registrado”.
Incluso, encontrarás uma carta, uma nota, um ajuste; provêm da Divisão de Obras do M.E.S. Tomei a permissão de ler a carta porque foi expedida aberta. Com data de 21/12 só chegou a 30/12. Já sabia que não poderias comparecer, nem mesmo, facilmente, designar um substituto, e como, “de súbito”, eu não achava ninguém para representar-te com maior amizade, fui ver de que se tratava e, além disso, o Dr. Ruy era meu conhecido. Ele começou por dar-me, verbalmente, todas as informações. Achei, porém, mais acertado que fossem escritas. Estas explicações formam o objeto da nota da Divisão de Obras assinada pelo Dr. Ruy. Como complemento informativo pedi, ainda, ao diretor da D.d.O., uma cópia do ajuste que ele me mostrava, pois eu ignorava se possuías em Brodowski todos os documentos relativos ao assunto. Tomarás, por certo, as providências que melhor te convierem, e se precisares de mais amplas informações da D.d.O., ou te interessar saber algo, depois da tua procuração, de tua “regularizada situação no Banco do Brasil”, onde tenho bons amigos, estarei a teu dispor.
Dizem que a mudança de clima e ambiente, junto a uma maneira diferente de cansar-se, tem influências favoráveis para o estado geral. Espero que isso seja verdade e que todos, em Brodowski, estejam gozando boa saúde.
Dedeca e eu mandamos-te e à Maria e Joãozinho, a mamãe e papai, a avozinha (que não temos o prazer de conhecer), o Loi, Inês, Tata e José, a Olga e Leão, bem como a todo o resto da família, um grande e afetuoso abraço. Sempre teu
Lélio Landucci
P.S. Correspondência incluída. Além da mencionada da D.d.O.: 1 aérea registrada, 1 aérea simples, 1 registrada e 1 simples – 3 cartões, sendo que um acompanhava dus gloxínias da casa Flora (está indicado no envelope)
9 Telegramas sociais: Isaura e Theodoro Wantheky; Cox; Lula Lourdes; Armando Ararigboia e Sra., R. Embaixador Morgan, 36, Humaitá; 1 do qual incluímos a parte importante; 1 de resposta – Alzira Vargas do Amaral; 2 de aniversários: Gustavo Capanema, Dault Ernanny.
2 Telefonemas aniversário: Gilberto Trompowski; João Gondim, para os Diários Associados (junto o meu também “Hors Serie”)
Além das duas registradas indicadas acima, Dedeca retirou, com a sua carteira de identidade, da P.R., um livro chegado de S. Paulo e presente de Elisabeth e Carleton (Master Drawings, edited by Borgan Holme)
Foi entregue, também, uma caixinha de sapatos Polar, parecem para João Candido. Nãp há outra indicação que o nom do destinatário. Presente ou atraso na remessa da encomenda.
L.L.
Mando o conjunto aproveitando o envelope oficial.