CO-2537
Landucci, Lelio. [Carta] 1944 dez. 27, Rio de Janeiro, RJ [para]
Candido Portinari; Maria Portinari,
Brodowski, SP. [manuscrito]
Caríssimos amigos
Tomamos posso do palacete de Cosme Velho. É enorme. Poderia servir de pista para corridas de bicicletas, ou, ainda, de Cine Estúdio, no caso de Dedeca e eu sermos fotogênicos. Mas não foi difícil nos adaptar ao novo ambiente e nos organizar de modo a usa-lo convenientemente, sem por isso seguir todos os conselhos dados pelo mate-leão.
Uma visita, Alice, que informada da abundância de leite, veio buscar uma mamadeira para o Natal do Dante. Outra visita, muito breve, de dois admiradores de Candinho: desejavam conhecê-lo pessoalmente, possuíam o catálogo da penúltima exposição e queriam um autógrafo “do nosso maior pintor”. Os moços combinaram voltar em 45. A mais alguns telefonemas de circunstância (Guignard o mais efusivo) e, também, a correspondência que segue aqui incluída. Duas das cartas recebidas parecem ter importância, por isso vamos tentar de expedir o conjunto por via aérea, senão o mesmo iria “expresso”.
Espero que a longa viagem tenha sido agradável e favorecida pelo tempo (aqui sempre chove) e que chegando a Brodowski, todos com boa saúde, tenham encontrado o resto da família em ótimas condições. Agora, enviamos a vocês todos os nossos melhores votos de Boas Festas, de felicidade para o Ano que vem, e um grande abraço de
Lelio Landucci
P.S. D. Yolanda Novaes e o Sr. Luis Oswaldo, além dos cartões, mandaram bonitos presentes (guardamos ou expedimos esses presentes?). Juntamos, para seguir com as cartas, 6 cartões que estavam em envelopes abertos e um convite para um casamento. Eis, também, a relação dos telegramas sociais (todos com mais ou menos as mesmas conhecidas ilustrações imaginadas pelos correios)
- Miguel Daddario, R. Viúva Lacerda, 21, Humaitá
- Manoel de Abreu – Gil Ribeiro – Rosário e Franck E. Nattier Jr. – Pastana – Cathya e Percival Farquhar, 268, Praia do Flamengo
“E nada mais...” L.L.