CO-2539
Landucci, Lelio. [Carta] 1945 fev. 7, Rio de Janeiro, RJ [para] Candido Portinari,
Brodowski, SP. 2 p. [manuscrito]
Caro Portinari
Um trabalho urgente me preocupou durante estas três últimas semanas, e, mesmo quando voltava mais cedo em casa, era para fazer serão. Assim, deixei à Dedeca o cuidado e mandar a nova correspondência que tinha chegado e dar todas as informações, tanto mais que ela queria responder à Maria, para agradecer-lhe a carta recebida.
No “Castelo” a vida continua normal. Aqui as noites são frescas e suportamos mais facilmente o grande calor que agora se faz sentir no Rio, e que às vezes é acompanhado por chuvas torrenciais e quentes, não muito agradáveis, mas de acordo com a estação.
Ao que parece, Brodowski anda animado e movimentado, especialmente para você, possuído da vontade de descobrir água potável, sem dispor da varinha milagrosa que facilita a tarefa, fazendo jorrar água dos rochedos, ou indicando onde cavar na certa. Aliás, este problema, como outros primordiais, deverá ser resolvido de modo coletivo pelos municípios.
Deve haver muitas infiltrações e as camadas do subsolo do terreno serem muito permeáveis para encontrar a 20,00 m. de profundidade água poluída. Você não obtendo resultados mais satisfatórios, no que se refere à qualidade da água, acho possível um pequeno sistema de filtragem e purificação, que tornaria o líquido próprio para o uso doméstico. Ferver é uma boa precaução, esse tratamento fornece uma água pesada, de digestão difícil, que deve ser arejada e batida, do mesmo modo que se prepara a clara de ovo para fabricar um doce. Estou dando estas indicações, mas você deve conhecê-las melhor do que eu. Agora, acalmados os trabalhos de engenharia hidráulica, e com mais tempo disponível, penso que você já recomeçou a pintar, preparando-nos profundas emoções e grandes surpresas. Dedeca e eu mandamos abraços para vocês todos e sempre tuo
Lelio Landucci
P.S. Dona Yeda Schmidt mandou buscar (“como era combinado com você”) a fotografia do seu retrato para ser publicada na “Sombra”
- O colégio “Andrews” pediu informar se os pequenos continuarão neste estabelecimento de ensino, no corrente ano. É bom
escrever para reservar as matrículas.
- Guignard te convidou, especialmente, para visitar a exposição dos seus alunos de Belo Horizonte, no I.A.B.. Disse, para ele, que você mandava um abraço, etc.
Livros recebidos – Uma remessa de S. Paulo (remete – rua Lopes Chaves 546 S.P. – M.d. A.) Mário de Andrade (?) - da Kosmos: Loran; Cézanne, Composition (s) Cr$ 195,00 – Jewell, French Impressionists. Cr$ 190,00 (quando voltares ao Rio, V. dará uma decisão)
Revistas: Liturgical Arts – L.A.S. – Revista do Glbo – Reação Brasileira
Cartas incluídas: 8
L. L.