CO-78
Costa, Lucio. [Carta] 1939 abr. 6,
Rio de Janeiro, RJ [para]
Candido Portinari,
Brodowski, SP. [manuscrito]
Portinari,
Só agora recebi a sua carta. Ela veio da casa do Rodrigo num grande envelope com uma porção de outros papéis. Tirei tudo e ficou, parece, no fundo. Hoje, arrumando as coisas, Leleta encontrou.
Os painéis embarcaram no dia 15. Devem ter chegado portanto a 27 (Southern Price). Por estas horas já terão recebido.
Gostei do “enthusiasm here”.
Escrevi ao Vidal explicando que, embora ele provavelmente estranhe a princípio os painéis, não goste mesmo de nada, talvez, isto não tem importância porque são esplêndidos e o aplauso unânime da crítica americana fará com que ele próprio, depois, também realize o quanto valem.
O caso da
escultura também ficou otimamente resolvido. É que, desanimado com o andamento do trabalho do Fiori, obriguei o Celso a fazer às carreiras uma estátua para a esplanada e o resultado foi o melhor possível. Está pronta e ficou belíssima. Já está sendo fundida em cimento e deverá embarcar no dia 12. Logo que você chegue iremos ao atelier. Estou certo que você vai também gostar muito.
A escultura ao ar livre na esplanada e os seus painéis no hall de entrada se completam, cada qual concorrendo para dar maior força ao outro, e assim a representação do Brasil, no que diz respeito ao nosso setor, está garantida: pintura, escultura, arquitetura – se é que o Wiener já não estragou de todo o pavilhão. Saudades a Maria e ao garoto e para você o abraço de sempre
Lúcio