Loading

Pharmacy Estácio

Unknown1924

Pharmacy Museum

Pharmacy Museum
Lisbon , Portugal

Estácio, situada na Rua Sá da Bandeira no Porto deve o seu nome a Emílio Faria Estácio (1854-1919), farmacêutico da Universidade de Coimbra. Constituída por 6 móveis vitrinas e 5 balcões com portas em vidro.
Em 1883, fundou a Farmácia Estácio no Rossio, em Lisboa e em 1888 fundou a Fábrica a Vapor de Produtos Químicos e Farmacêuticos. Foi ainda o fundador da Companhia Portuguesa Higiene (CPH) em 1891, a partir da Firma Estácio & C.ª, tendo se mantido como diretor desta empresa até 1908. A Companhia apostou grandemente na Dosimetria e também iniciou em 1893-94 o fabrico de comprimidos (então denominados, pastilhas comprimidas).
Em 1913, a CPH passou a sociedade por quotas sendo também proprietária da Farmácia Estácio do Rossio. Os seus novos sócios passaram a ser António de Matos Casaca, que já era diretor técnico da Farmácia Estácio no tempo de Emílio Estácio, João Augusto dos Santos, farmacêutico que se torna gerente a partir de 1918 e Silvério de Castro Abranches Melo Borges. Afastado da Companhia que fundara, Emílio Estácio estabeleceu-se com uma Farmácia na Rua de Santa Marta, com o nome de Estácio & filhos.
Em 1924, a Companhia Portuguesa de Higiene abre uma sucursal no Porto da Farmácia Estácio com o mesmo nome, cujo diretor-técnico é um seu sócio, João Augusto dos Santos. Em 1926, a Farmácia Estácio do Porto deixa de ser propriedade da CPH, existindo em 1943 o primeiro registo da Farmácia Estácio, no Grémio Nacional das Farmácias.
Em 1935, já existiam os Laboratórios Estácio do Porto, propriedade da Farmácia Estácio, fabricando « produtos galénicos e injectáveis», sob a direção técnica de Manoel Rodrigues Ferro, assistente da Faculdade de Farmácia do Porto.
Nos armários da farmácia, estão representados os bustos de ilustres farmacêuticos e químicos, que ocuparam cargos de destaque nas instituições do Porto, no inicio do século XX, nomeadamente, Agostinho da Silva Vieira, António Joaquim Ferreira da Silva, Moraes Caldas, Flores Loureiro, Manoel Nepomuceno e Roberto Frias.
No final dos anos 40, surgem anúncios à balança falante da Farmácia Estácio, tornando-se um ex-libris da baixa portuense dessa época, chegando mesmo a formar-se filas de pessoas à porta da farmácia. O cliente subia para a balança e o seu peso era-lhe transmitido por um funcionário escondido no piso inferior. Nos anos 70, a afluência era de tal ordem que existia um funcionário destacado unicamente para este serviço.

Show lessRead more
  • Title: Pharmacy Estácio
  • Creator: Unknown
  • Date Created: 1924
  • Location: Porto, Portugal
Pharmacy Museum

Get the app

Explore museums and play with Art Transfer, Pocket Galleries, Art Selfie, and more

Interested in Design?

Get updates with your personalized Culture Weekly

You are all set!

Your first Culture Weekly will arrive this week.

Home
Discover
Play
Nearby
Favorites