CO-132
Costa, Sérgio Corrêa da. [Carta] 1941 jan. 6,
San Francisco, CA [para]
Candido Portinari, Rio de Janeiro, RJ. [datilografado]
Meu caro Portinari,
Só há poucos dias recebi sua carta de
Nova York, e foi para mim uma grande decepção saber, pouco depois, que você já tinha regressado ao Brasil. Li com imenso prazer o que se publicou a seu respeito e sei o sucesso que foi a exposição em Nova York. Sinceros parabéns.
Lamento apenas que você não pudesse vir até aqui, onde estou certo teria tido uma magnífica recepção.
Escreva-me sobre os seus planos e também se teremos a oportunidade de ver seus quadros em San Francisco.
Aproveito esta para recomendar-lhe a Sra. Grace Morley, diretora do “S. Francisco Museum of Art”, que seguiu para o Rio de avião e deve chegar aí pouco depois desta carta. Não a conheço pessoalmente, mas amigos comuns pediram-me que a recomendasse aí a artistas brasileiros e, naturalmente, lembrei-me de você. Sei que não poderá levar melhor impressão de nosso país e de nossa pintura do que conhecendo o nosso Portinari. Dei-lhe o seu nome e ela o procurará. Dizem-me que é pessoa culta e de grande situação aqui, motivo por que permito-me dar-lhe essa maçada.
Esta cidade é um encanto e a gente simpaticíssima, muito mais do que o pessoal do Este, mas a falta dos amigos é grande.
Se lhe puder ser útil em alguma coisa, mande-me dizer. Queria ter alguma coisa sobre você, panfletos, um álbum ou algumas reproduções para o Consulado. Veja se me pode mandar algo.
Saudades a Maria e a todos aí; e a você um abraço afetuoso
Do seu amigo
Sérgio