Guilherme Gaensly

Sep 1, 1843 - Jun 20, 1928

Guilherme Gaensly, nascido Wilhelm Gänsli, foi um fotógrafo suíço-brasileiro. Dedicou-se à fotografia de retrato e à documentação inicialmente na Bahia até meados da década de 1880 e posteriormente em São Paulo, onde foi um dos mais ativos criadores de cartões-postais da cidade entre 1895 e 1925.
Gaensly se mudou para Salvador com a família aos cinco anos de idade. Filho do comerciante Jacob Heinrich e de Anna Barbara Kyn, ambos protestantes, o rapaz parece ter tido sua vocação como fotógrafo firmada cedo, uma vez que supõe-se que atua na área desde os 25 anos de idade, após a morte de seu pai.
Inicialmente, Guilherme trabalhou com retratos, como a maior parte dos profissionais da área, já que aprendeu o seu trabalho no ateliê de Alberto Henschel, o melhor retratista da cidade a partir do ano de 1867. Entretanto, eram as paisagens que chamavam mais a sua atenção e foi a elas que dedicou seu talento a partir do início dos anos 1870. As vistas que produziu foram reunidas pelo próprio fotógrafo em álbuns de dez fotografias, organizadas por região, mas apenas alguns chegaram até os dias atuais.
Show lessRead more
Wikipedia

Discover this artist

214 items

ArtistsGuilherme Gaensly
Google apps