Sotero Cosme

1905 - 1978

Sotero Cosme foi um artista e músico brasileiro. É considerado como um dos melhores desenhistas do país nas décadas de 20 e 30 no estilo art-deco.
Filho de José Pereira Cosme, ligado às artes, em sua casa conheceu a primeira geração modernista de intelectuais portalegrenses, como Augusto Meyer, Theodomiro Tostes, Athos Damasceno, Armando Albuquerque e Radamés Gnatalli. Era irmão do músico Luiz Cosme.
Fez a ilustração de capa da estreia da Revista Madrugada, considerado um dos melhores traços art-déco da época, a revista foi lançada em 25 de setembro de 1926. Era responsável pela edição de arte da revista que durou somente cinco edições, mas na qual Sotero antecipou a ousadia visual que a Revista do Globo assumiria, para quem também fez a primeira capa.
Foi violinista do Conservatório de Música, onde ganhou uma bolsa de estudos em Paris no início da década de 1930. Lá expôs seus desenhos na Galerie Bernheim entre 11 e 24 de dezembro de 1948. Optou pela carreira diplomática, servindo nos consulados brasileiros de Florença, Nova Iorque e na embaixada em Paris, onde faleceu.
Show lessRead more
Wikipedia

Discover this historical figure

Interested in Visual arts?

Get updates with your personalized Culture Weekly

You are all set!

Your first Culture Weekly will arrive this week.

Home
Discover
Play
Nearby
Favorites