Joia arquitetônica do Rio de Janeiro e do Brasil, a Casa da Marquesa de Santos - CMS, foi presente do Imperador D. Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, em 1827. Embora atualmente fechada à visitação, promove eventos por meio de cessões de espaço, de imagem, de empréstimo de seu acervo e afins. A CMS pertence à Secretaria de Estado de Cultura e é vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Rio de Janeiro - FUNARJ.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938, o prédio constitui a principal riqueza do museu, guardando em seus belos salões decorados, lembranças do período imperial. O acervo da Casa da Marquesa possui cerca de 3500 peças patrimoniadas, contando com objetos e acessórios do século XIX, além de coleções como: vestuário, acessórios, gravuras, leques e entre outros do período Brasil Império, também está em nosso acervo a Coleção Alceu Penna, referente ao artista gráfico e estilista que possuiu notável importância para a história da moda brasileira.
The Collection
View all 276Stories
View allStay in touch
Follow Museu da Moda Brasileira on Google Arts & Culture for updates to the collection, new stories and upcoming events.
Museu da Moda Brasileira's website