Modesto Brocos: para além das pinturas - Parte 1

Celebrando 170 anos do nascimento do artista espanhol

Modesto Brocos y Gomez (1883) by Rodolfo BernardelliMuseu Nacional de Belas Artes

Comemorando os 170 anos de nascimento de Modesto Brocos, bem como o sesquicentenário de sua vinda para o Brasil, propomos um diálogo entre os acervos relacionados ao artista sob a guarda do Museu Nacional de Belas Artes.

Nesse sentido, além de algumas pinturas de autoria de Modesto Brocos, destacam-se gravuras, desenhos e documentos, uma pequena amostra de um conjunto de mais de 150 itens, selecionada para homenagear esse instigante artista.

[Caricatura de Modesto] Brocos by Rodolfo BernardelliMuseu Nacional de Belas Artes

Modesto Brocos Y Gomes nasceu em Santiago de Compostela, na Espanha, em 1852. Seus estudos iniciais nas artes remontam à La Coruña. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1872. Em 1875, passou a frequentar a Academia Imperial de Belas Artes, como aluno livre.



Tornou-se professor catedrático da Escola Nacional de Belas Artes, entre 1915 e 1934, tendo lecionado como substituto em anos anteriores.

 

Foi também professor do Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Ao longo de toda a sua estada no Brasil, Brocos demonstrara interesse pelo ensino da gravura, tendo sido responsável pela implementação das aulas de tal técnica artística nesta instituição.

Frequentou os principais centros de ensino artístico dos oitocentos europeus, como Paris, Madri e Roma.

O envio de cartas para sua esposa, Henriqueta – que permanecera no Rio de Janeiro – era constante. A saudade da família é expressa em muitas delas. Algumas, por exemplo, tratam da educação de seu filho, Adriano, nascido em 1897, e dos cuidados com os excessos que, segundo Brocos, Henriqueta não deveria permitir.

Carta de Modesto Brocos a sua esposa Henriqueta [1] (1899) by Modesto Brocos y GomezMuseu Nacional de Belas Artes

Em outubro de 1899, Brocos está em Roma. 

Nesta carta, ele fala da comemoração que participou em homenagem ao aniversário de Adriano, mesmo estando distante da família.

Carta de Modesto Brocos a sua esposa Henriqueta [6] (1899) by Modesto Brocos y GomezMuseu Nacional de Belas Artes

Família do artista Modesto BrocosMuseu Nacional de Belas Artes

Família Modesto Brocos

Henriqueta (esposa)

Adriano (único filho)

Cecília (nora)

                                   Pericles (neto)

                               Aricles (neta)

Modesto Brocos

O Museu Nacional de Belas Artes já prestigiou Modesto Brocos em outros momentos, realizando duas exposições sobre o artista. Continua na Parte 2.

Credits: Story

Modesto Brocos: para além das pinturas

Curadoria

Cintya Callado

Idealizada especialmente para o Google Arts & Culture, 2022.


Referências 
Anuário do Museu Nacional de Belas Artes. n.11 (1951-1952) 
GONZAGA DUQUE. A arte brasileira. Campinas: Mercado de Letras, 1995, pp. 9-231. 
CAPEL, Heloisa. Modesto Brocos (1852-1936) e a questão do ensino na Escola Nacional de Belas Artes (1890-1915). In: CAVALCANTI, Ana; MALTA, Mariza; PEREIRA, Sonia Gomes; (Orgs.). Histórias da Escola de Belas Artes: revisão crítica de sua História - Painéis de pesquisa. RJ: EBA/UFRJ/2016, pp. 180-186. 
NUNES, José. Modesto Brocos: A Retórica dos Pintores. 19&20. RJ, v. V, n.1, jan.2010. 
PRIORI, Mary del. Histórias da gente brasileira. Volume 1: Colônia. RJ: LeYa, 2016. 
REIS, Miguel. Louvor ao embranquecimento? Uma análise da pintura A Redenção de Cam (1895) por suas historicidades.na Universidade Federal de Uberlândia, pp. 101-139.

Credits: All media
The story featured may in some cases have been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites