Pintura Impressionista: Ensino e Apreciação à distância

User-created

This user gallery has been created by an independent third party and may not represent the views of the institutions whose collections include the featured works or of Google Arts & Culture.

Esta galeria faz parte da curso de Pintura Impressionista para a disciplina de Estágio Supervisionado V do Ensino a distância da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Dancers, Edgar Degas, 1894/1904, From the collection of: Princeton University Art Museum
Edgar Degas nasceu em Paris, 1834. Foi extremamente influente no que viria a se chamar "movimento impressionista". Neste quadro é possível ver as pinceladas quase pontilista, que formam a imagem.
The Milliners, Edgar Degas, about 1882–before 1905, From the collection of: The J. Paul Getty Museum
Degas não se considerava um impressionista. Porém sua técnica, fora dos padrões da academia, acompanhavam a vanguarda do movimento no final do Séc. XIX.
Autorretrato, Eliseu Visconti, c. 1910, From the collection of: Pinacoteca de São Paulo
Maior expoente do período no Brasil, Visconti foi o que melhor sintetizou os preceitos do impressionismo em sua obra. Nesta obra observamos a pincelada livre do desenho, ilustrando o homem urbano.
Maternity, Eliseu Visconti, 1906, From the collection of: Pinacoteca de São Paulo
A pintura praticada ao ar livre, segundo os impressionistas, permitia uma melhor captação da luz sobre os objetos e sobre as pessoas.
Swaying Dancer (Dancer in Green), Edgar Degas, 1877 - 1879, From the collection of: Museo Nacional Thyssen-Bornemisza
A valorização do movimento na pintura em mais uma cena com Bailarinas, principal inspiração de Degas.
At the Café, Edouard Manet, ca. 1879, From the collection of: The Walters Art Museum
A temática urbana e a vida moderna são as novas inspirações propostas pela pintura impressionista. Nesta obra as formas são simplificadas e as pinceladas sugerem os contornos e define a imagem.
Luncheon on the Grass, Edouard Manet, 1863, From the collection of: Musée d’Orsay, Paris
Cena polêmica onde mostra a vanguarda moderna em um momento de relaxamento ao ar livre em um perfeito movimento de transição de tons claros para os escuros em transgreção às leis acadêmicas.
The Swing, Auguste Renoir, 1876, From the collection of: Musée d’Orsay, Paris
Renoir valoriza a paisagem urbana, captada com a luz do sol em contraste com sua sombra, definindo a paleta de cores da obra.
In the Woods, Pierre-Auguste Renoir, c. 1880, From the collection of: The National Museum of Western Art, Tokyo
Mais uma pintura valorizando a luz natural e a paisagem externa.
The Pont-Neuf, Camille Pissarro, 1902, From the collection of: Museum of Fine Arts, Budapest
Crítico da burguesia da época, Pissarro retrata aqui uma cena vibrante da cidade moderna, grande inspiração dos pintores impressionistas.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not represent the views of the institutions whose collections include the featured works or of Google Arts & Culture.
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites