Faces do desejo | Curadoria: Magnólia Costa | Realização: MAM

Curadoria: Magnólia Costa | Realização: Museu de Arte Moderna de São Paulo | A psicanálise é uma das teorias mais influentes do mundo contemporâneo. Ela surgiu da observação do comportamento de mulheres rotuladas como histéricas.

Em sua clínica, o médico Sigmund Freud percebeu que essas mulheres queriam dizer algo com seus corpos, que se moviam ou se paralisavam sem que nada houvesse de errado. Talvez elas precisassem falar.

E falaram. Foi de suas bocas que Freud ouviu a mulher falar sobre amor, ódio, culpa e desejo.

O que é o desejo da mulher? O que define a feminilidade? As respostas a essas perguntas mudam na mesma velocidade em que a mulher muda seu papel no mundo. Em homenagem à mulher contemporânea, o MAM apresenta estas Faces do Desejo.

Procuro-me, Lenora de Barros, 2002, From the collection of: MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo
Procuro-me, Lenora de Barros A comunicação por cartazes é utilizada com diversas finalidades no mundo inteiro. As imagens sob a frase “Procura-se” são autorretratos, que de maneira pública revelam o desejo de encontrar a si mesma.
Untitled Film Still #16, Cindy Sherman, 1978, From the collection of: The Nelson-Atkins Museum of Art
A artista fez do autorretrato o centro de sua produção. Além de protagonista, ela é figurinista, cenógrafa, iluminadora, maquiadora e fotógrafa. As fotos parecem invariavelmente destacadas de um contexto mais amplo, como um filme ou um ensaio fotográfico. Desejo de se ver e se mostrar como outra mulher.
Narcissus garden Inhotim, Yayoi Kusama, 2009, From the collection of: Inhotim
A artista lida com o desejo de maneira obsessiva. Ela busca dominar o espaço completamente, sempre usando pontos ou bolas. As esferas espelhadas possibilitam a contemplação narcísica da própria imagem, alimentando em toda parte o desejo de satisfazer uma paixão impossível.
"Love", 2007, From the collection of: MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo
Na lista dos desejos femininos, o amor está sempre em primeiro lugar.
Untitled, Ana Mendieta, 1984, From the collection of: MoMA The Museum of Modern Art
Imprimir as marcas de seu corpo no que a natureza tem de mais efêmero: desejo de imersão.
Untitled (plate 5) from the puritan, Louise Bourgeois, 1990; gouache additions 1993, From the collection of: MoMA The Museum of Modern Art
Na série “Puritana”, o desejo sexual se disfarça de forma abstrata, revelando-se apenas a quem o investiga pela via simbólica.
Little Miss Muffet, Dame Paula Rego, 1989, From the collection of: British Council
A aranha simboliza a mulher, a sexualidade feminina, a maternidade e tudo que esses três elementos podem representar no imaginário de cada um. Quais seriam os desejos desta aranha?
Meret oppenheim com sombra peluda, Regina Silveira, 1993/1996, From the collection of: MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo
Em 1936, Méret Oppenheim mostrou pela primeira vez o “Déjeuner em Fourrure”, um conjunto de xícara, pires e colher revestidos de pelo de gazela. Evocando ao mesmo tempo o desejo e a repulsa, essa obra se tornou um ícone do surrealismo, que Regina Silveira retoma aqui como presença erótica e fantasmagórica.
Meret Oppenheim, Glove, MERET OPPENHEIM, 2012-02-26/2012-04-08, From the collection of: UCCA Center for Contemporary Art
As luvas parecem proteger do desejo de tocar realmente um objeto, ou alguém. No entanto, podem mostrar o que está oculto debaixo da pele.
Electric Sign from the series Under the Rock, Jenny Holzer, 1986, From the collection of: MoMA The Museum of Modern Art
Numa só palavra: faça. Em três: siga seu desejo.
Nan and Brian in Bed, New York City, Nan Goldin, 1983, From the collection of: MoMA The Museum of Modern Art
A intimidade é o local privilegiado do desejo, e também da frustração.
Blues, Geneviève Cadieux, 1992, From the collection of: Canada Council Art Bank
O corpo é território do desejo.
The Dominatrix Sleeps Tonight, Beth B, 1984, From the collection of: MoMA The Museum of Modern Art
O desejo de dominação se satisfaz quando combinado ao desejo de submissão. Se a dominadora está dormindo, deve haver alguém frustrado.
Untitled, Nazareth Pacheco, 1997, From the collection of: MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo
O vestido de contas de plástico e lâminas evoca idéias conflitantes, como sedução e repulsa, como se o desejo de beleza envolvesse o sacrifício.
Dopada, da série Homem=Carne / Mulher=Carne, Laura Lima, 1996/1997, From the collection of: Inhotim
A performance integra a série “Homem=Mulher, Mulher=Carne”, e remete a um desejo de identificação que se completa numa descoberta terrível.
Migrant Mother, Nipomo, California, Dorothea Lange, 1936; printed early 1960's, From the collection of: The Nelson-Atkins Museum of Art
O sentimento de resignação camufla o desejo de transformação.
Swoon, Janine Antoni, 1997, From the collection of: Inhotim
Num palco virtual, bailarinos interpretam um pas-de-deux do balé “O lago dos Cisnes”. Na plateia real, espectadores mal escondem seu desejo pelo trágico.
Folly, Valeska Soares, 2005, From the collection of: Inhotim
A instalação aproxima espectador das imagens projetadas, suscitando um desejo plenamente realizável: dançar!
Grace Kelly's Wedding Dress and Accessories, Designed by Helen Rose, American, 1904 - 1985, 1956, From the collection of: Philadelphia Museum of Art
Independentemente de idade, cultura e classe social, o vestido de noiva é o símbolo de vários os desejos e o voto de que eles se realizem.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Home
Explore
Nearby
Profile