Celso Antônio Silveira de Menezes

Jul 13, 1896 - 1984

Celso Antônio de Menezes foi um pintor e professor brasileiro, além de ser um dos maiores escultores do modernismo brasileiro.
Aos dezesseis anos de idade, ganhou uma passagem do governador do estado do Pará, onde residia, para o Rio de Janeiro. Matriculou-se no curso de desenho na antiga Escola Nacional de Belas-Artes, com bolsa de estudo concedida pelo Governador do Maranhão, Urbano Santos.
Freqüenta o ateliê de Rodolfo Bernardelli, no Leme, produzindo suas primeiras esculturas, onde ganhou prêmios despertando interesse no meio artistico do
Distrito Federal. Seu conterrâneo e amigo, o escritor Coelho Neto influencia o Governador do Maranhão, Godolfredo Viana, a conceder-lhe bolsa de estudos na França. Em Paris no ano de 1923, freqüenta a Académie de La Grande Chaumiere e torna-se discípulo e, em seguida, auxiliar de Antoine Bourdelle, grande nome da escultura contemporânea.
Em 1926 retorna ao Brasil e vai morar em São Paulo. Por indicação de Di Cavalcanti esculpe o Monumento ao Café, situado na Praca Pará, em Campinas. Elabora as esculturas do presidente do Estado, Carlos de Campos e da Lydia Piza Rangel Moreira, no Cemitério da Consolação.
Show lessRead more
Wikipedia

Discover this artist

Home
Discover
Play
Nearby
Favorites