Museu do Índio

Brazil

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, é uma instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, que tem por meta divulgar a diversidade contemporânea e histórica das centenas de povos indígenas brasileiros. Mais do que abrigar expressivos acervos, o Museu do Índio conserva, pesquisa, documenta e comunica as informações neles preservadas, tendo se tornado referência para pesquisadores e interessados na questão indígena e contribuído com significativos avanços para o campo de museus etnográficos brasileiros.

A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 23.176 peças etnográficas e 15.121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins. Os diversos serviços do Museu do Índio são responsáveis pelo tratamento técnico de 833.221 registros textuais, que datam a partir do século XIX, e de ampla e diversificada documentação audiovisual, em sua maioria produzida pelos próprios índios. Esta abrange 268.623 imagens fotográficas, 599 filmes e vídeos, além de 1.626 horas de imagens em movimento e 1.295 arquivos sonoros.

Há mais de uma década o Museu do Índio implementa uma política que possibilita aos indígenas deixarem de ser uma somente referência, para se tornarem parceiros dos projetos institucionais. A intensificação do diálogo com os povos indígenas permitiu identificar e desenvolver produtos cuja principal finalidade é a de atender às crescentes demandas de preservação de seu patrimônio cultural.

Esta parceria foi estabelecida com a consolidação de um amplo Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - ProgDoc. Essa ação já alcança 135 aldeias de Norte a Sul do Brasil. O projeto estimula a participação direta dos índios pela promoção de oficinas de trabalho. Já foram realizadas 371 oficinas e atividades de documentação, tanto em terra indígena quanto no Museu do Índio, envolvendo 200 pesquisadores indígenas e não indígenas, sendo 150 bolsistas, beneficiando uma população de 30 mil índios.

Com a realização de exposições etnográficas, publicações, materiais didáticos e paradidáticos, catálogos e boletins informativos, o Museu do Índio busca fornecer informações qualificadas e, desta forma, contribuir para a difusão das culturas dos povos indígenas do Brasil, promovendo reconhecimento e respeito por sua diversidade cultural e linguística.

Show lessRead more

2 stories

1 virtual reality tour

263 items

1 museum view

Opening hours

Location

Museu Do Indio, BotafogoRua das Palmeiras, 55 - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ
22270-070
Brazil
Visit Museu do Índio's website
Home
Explore
Nearby
Profile