Faculty of Arts and Humanities of University of Porto

Porto, Portugal

A Faculdade de Letras da U.Porto, com mais de 3.000 estudantes, oferece 13 cursos de 1º ciclo (licenciatura), 28 de 2º ciclo (mestrado) e 11 de 3º ciclo (doutoramento), nas seguintes áreas: Arqueologia, Ciência da Informação, Ciências da Comunicação, Ciências da Linguagem, Didática, Estudos Culturais, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Línguas Clássicas e Estrangeiras, Literatura, Museologia, Português Língua Estrangeira, Relações Internacionais, Sociologia, Tradução e Turismo. Alguns destes cursos são partilhados com outras Faculdades da U.Porto e/ou outras Universidades.

Além dos cursos conferentes de grau, há ainda uma variada gama de cursos de formação contínua e de cursos livres (de onde se salientam os cursos de línguas, do árabe ao chinês e japonês, passando pelo húngaro, polaco ou persa). Os cursos de formação contínua, na sua maioria creditados pelo Conselho Pedagógico e Científico da Formação Contínua, conferem créditos que podem ser usados para a progressão nas carreiras profissionais.

O ensino ministrado visa a produção de conhecimento científico e a aquisição de competências por parte dos estudantes, baseando-se numa troca de saberes, dirigida para a inserção no mundo do trabalho e para o empreendedorismo. Alguns mestrados têm uma componente profissionalizante, traduzida em estágios em empresas ou escolas, proporcionando experiências em contextos reais de trabalho, no cumprimento de objetivos de excelência formativa. Salientam-se, em particular, os mestrados em ensino (formação de professores) que conferem habilitação para a docência no ensino básico e secundário.

O corpo docente é altamente qualificado, constituído quase exclusivamente por professores doutorados, com vasta produção científica e experiência internacional nas áreas em que investigam e lecionam. A investigação dos docentes e dos estudantes de doutoramento e de mestrado está enquadrada em unidades de investigação e desenvolvimento, financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, estando em curso um número significativo de projetos nacionais e internacionais.

Protocolos com prestigiadas Universidades estrangeiras (com destaque para as europeias e brasileiras) permitem o intercâmbio de estudantes e docentes.

A Biblioteca tem cerca de 300.000 volumes, disponíveis no catálogo em linha, e é consultada regularmente por estudantes da FLUP e por estudantes de outras Faculdades da U.Porto e de outras Universidades. Estão disponíveis bases de dados internacionais especializadas, podendo os utilizadores usufruir de uma grande panóplia de publicações periódicas eletrónicas; há ainda uma biblioteca digital onde são disponibilizados textos integrais das publicações da FLUP.

A Diretora da FLUP

Cândida Fernanda Antunes Ribeiro

Show lessRead more

In this collection

View All
276 items
Translate with Google
Home
Explore
Nearby
Profile