Primeira Exposição Brasileira de Ex Libris (1942) by Autor desconhecidoMuseu Nacional de Belas Artes
Em 1942, foi realizada a primeira exposição sobre ex-líbris no Brasil, graças aos esforços empreendidos por um grupo de bibliófilos, colecionadores e amantes da Arte.
Trata-se da 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris que aconteceu no Museu Nacional de Belas Artes na cidade do Rio de Janeiro.
Foi um período de glória para o ex-librismo, quando despontaram grandes artistas, colecionadores, exposições e associações ex-libristas, desta forma impulsionando a divulgação desta arte em miniatura.
Nos anos posteriores, o ex-librismo caiu no esquecimento, mas agora em pleno século 21, o ex-líbris começa a sair do ostracismo com algumas iniciativas de exposições, produções acadêmicas e divulgação pelas redes sociais.
Para celebrar os 80 anos da realização da primeira exposição sobre ex-líbris no Brasil, vamos revisitar, nesta narrativa, a exposição de 1942 e conhecer um pouco mais sobre o ex-líbris por meio dos registros encontrados no acervo do Museu Nacional de Belas Artes.
Ex-líbris é conhecido na literatura como uma expressão latina que significa “dos livros de” ou “faz parte de meus livros” ou “dentre os livros de”. Foram criados inicialmente para acompanhar os livros de uma biblioteca, portanto o livro é seu habitat natural.
Ex Libris livro aberto (1957) by Quirino CampofioritoMuseu Nacional de Belas Artes
“Do amor aos livros e bibliotecas nasceu a necessidade de marcar-lhes
e garantir-lhes a posse: daí a origem do ex-libris”
(Clado Ribeiro Lessa, bibliófilo, 1942)
Ex-Libris by Mário DóglioMuseu Nacional de Belas Artes
“Ex-libris é uma espécie de brazão enobrecedor da peça bibliográfica,
e pela sucessão deles podemos reconstituir o pedigree de um livro.”
(Clado Ribeiro Lessa, bibliófilo 1942).
Atelier de Amoedo em Paris (1883) by Rodolfo AmoedoMuseu Nacional de Belas Artes
"Para os que não possuem, lamentavelmente, a arte encantadora de amar o livro e o “Ex-libris”, os colecionadores dos mesmo bem poderão dizer com justa razão como Lesné:
Vous êtes responsables aux siècles a venir. Des livres qui, sans cesse, em vos mains vont périr..."
(Oswaldo Teixeira, Diretor do MNBA entre 1937 e 1961)
Anuário do MNBA 1942 (1942) by Museu Nacional de Belas ArtesMuseu Nacional de Belas Artes
No início do século 20, período em que o cenário mundial vivia a Segunda Grande Guerra e o Brasil estava em plena Era Vargas, começa a surgir as primeiras manifestações em torno do ex-líbris no país.
O apogeu do ex-líbris no Brasil
Na década de 1940, o ex-líbris foi tema de diversas exposições nacionais, municipais e regionais; publicaram-se textos de especialistas tanto nos grandes jornais da época como em livros e revistas; fundaram-se associações e clubes.
Foi a época de ouro do ex-líbris no Brasil,
Em 13 de agosto de 1940, bibliófilos e artistas fundaram a Sociedade de Amadores Brasileiros de Ex-líbris (S.A.B.E.L.) no Rio de Janeiro. A primeira sociedade brasileira criada para promover estudos sobre o ex-librismo no país.
Foi a partir da iniciativa do Paulo Pires Brandão, Presidente da S.A.B.E.L. e do Oswaldo Teixeira, Diretor do Museu Nacional de Belas Artes, foi possível dar início a realização da exposição que foi um marco no ex-librismo brasileiro, a 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris.
1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris
Marco do ex-librismo brasileiro
Primeira Exposição Brasileira de Ex Libris (1942) by Autor desconhecidoMuseu Nacional de Belas Artes
Patrocinada pelo Ministério da Educação e Saúde, a inauguração da memorável exposição, aconteceu em 16 de maio de 1942, em uma das galerias do museu, onde foram expostos 1.304 itens com originais e exemplares selecionados de coleções brasileiras.
Primeira Exposição Brasileira de Ex Libris (1942) by Autor desconhecidoMuseu Nacional de Belas Artes
A exposição foi pioneira dentro desta temática no país, reuniu diversos colecionadores e artistas, desta forma, propondo maior difusão cultural e artístico e elevado nível intelectual dos brasileiros.
Primeira Exposição Brasileira de Ex Libris (1942) by Autor desconhecidoMuseu Nacional de Belas Artes
Entre eles, ex-líbris raros e alguns curiosos, além dos super-libros, carimbos, etiquetas, estudos e projetos para ex-líbris. Livros pertencentes e marcados pelo ilustre cientista Oswaldo Cruz, do Instituto Oswaldo Cruz também fizeram para da mostra.
Primeira Exposição Brasileira de Ex Libris (1942) by Autor desconhecidoMuseu Nacional de Belas Artes
Reuniu os mais importantes colecionadores de ex-líbris na cidade do Rio de Janeiro e das principais cidades do país.
Dezessete colecionadores participaram da 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris, entre eles: Abrahão Carvalho, Acyr Pinto da Luz, Alberto Lima, Américo Jacobina Lacombe, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Clado Ribeiro de Lessa, Clinio de Carvalho Costa, Ernesto Luiz Hirschler, Garcia Junior, Homero Pires, Instituto Genealógico Brasileiro (São Paulo), José Heitgen, J. Leite, Maria Viana Dias, Nuno Lopo Smith de Vasconcellos, Oldemar Alvernaz de Oliveira Cunha, Paulo José Pires Brandão (Presidente da S.A.B.E.L.).
Ex-libristas e o Museu Nacional de Belas Artes
Personagens relevantes articulados para expor pequenas obras de arte
Membros da Comissão Organizadora da 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris: Oswaldo Teixeira (Diretor do MNBA), Alberto Lima, Clado Ribeiro de Lessa, Floriano Bicudo Teixeira, Garcia Júnior, Nuno Smith de Vasconcellos e Paulo José Pires Brandão (Presidente da S.AB.E.L)
Ex-libris (1952) by Nuno Smith de Vasconcelos. Desenho de Henrique CavalleiroMuseu Nacional de Belas Artes
Colecionador Nuno Lopo Smith de Vasconcellos (1893- ?)
Ex-libris comemorativo da 1ª Exposição de ex-libris (1942)Museu Nacional de Belas Artes
Artista Alberto Lima (1898-1971)
Autorretrato com chapéu by Oswaldo TeixeiraMuseu Nacional de Belas Artes
Diretor Oswaldo Teixeira (1905-1974)
Ex-líbris vira notícia e a exposição que ficou para história
“A sociedade carioca vai ter oportunidade de apreciar uma das mais interessantes exposições especializadas que se tem realizado em nossa terra e que há de constituir um dos acontecimentos marcantes da estação que se inicia. A Primeira Exposição Brasileira de Ex-libris, que será também a primeira na América do Sul, terá lugar no Museu Nacional de Belas Artes, cujo diretor, professor Oswaldo Teixeira, juntamente com o Sr. Paulo Pires Brandão, presidente da Sociedade Brasileira de Ex-libris, vêm orientando a organização, dessa mostra excepcional.”
Maria Torres de Carvalho Barreto – Secretária da comissão organizadora da Exposição
Carta de agradecimento do Paulo Ribeiro de Lessa, Presidente da S.A.B.E.L, para Oswaldo Teixeira, Diretor do MNBA sobre o sucesso da exposição.
Conferência de Maria Barreto “O Ex-libris obra de arte, sêlo da inteligência” (1942)Museu Nacional de Belas Artes
A primeira palestra sobre ex-líbris
A convite do MNBA e da S.A.B.E.L., a conservadora Maria Torres de Carvalho Barreto proferiu a palestra intitulada “O Ex-libris obra de arte, sêlo da inteligência”.
Presenças destacada na palestra: Oswaldo Teixeira, Frei Pedro Sinzig, D. Clemente da Silva Nigra, Nuno Schmidt de Vasconcellos, Menezes de Oliva e Angyone Costa.
EX-LIBRIS - INSTITUTO OSWALDO CRUZMuseu Nacional de Belas Artes
Ex-líbris que hoje integram o acervo museológico do MNBA e que figuraram na 1ª Exposição Brasileira de Ex-líbris.
Ex-libris Gisela Blank (1942) by Hans SteinerMuseu Nacional de Belas Artes
Estudo para o ex-Libris [do] Conservatório Nacional de Música, Rio de Janeiro [RJ] by Carlos OswaldMuseu Nacional de Belas Artes
EX-LIBRIS - INSTITUTO OSWALDO CRUZMuseu Nacional de Belas Artes
“80 anos de uma exposição de ex-líbris no Brasil”
Pequenas obras de arte em exibição: revisitando a 1ª exposição de ex-líbris no Brasil
Curadoria
Mary Komatsu
Idealizada especialmente para o Google Arts & Culture, 2022
Agradecemos a Gabriela Falcão Klein, Raphael Greenhalgh (Biblioteca Central da UnB) e os colecionadores Luiz Felipe Stelling e Marcelo Calheiros.
Vídeo: “80 anos de uma exposição de ex-líbris no Brasil” canal do YouTube "Caçadora de Ex-líbris"
Áudio “Personalidades do ex-librismo brasileiro”, com Gabriela Falcão Klein.