ENSEMBLES No seio de uma banda como a Banda da Armada, nascem regularmente vários agrupamentos de música de câmara para apresentações em público. Estas formações conseguem com alguma facilidade executar vários tipos de repertório desde clássico, jazz, tradicional, contemporâneo, popular, ligeiro e sem esquecer o "nosso" fado.
OctetoBanda da Armada
O Octeto de Sopros é uma formação originária do período do Classicismo Musical.
É formado por pares de instrumentos, normalmente os solistas das Orquestras ou Bandas de onde são extraídos.
A sua constituição natural são 2 Oboés, 2 Clarinetes, 2 Fagotes e 2 Trompas.
Octeto de SoprosBanda da Armada
SaxofonesBanda da Armada
O quarteto de saxofones, constituído pelo saxofone soprano, saxofone alto, saxofone tenor e saxofone barítono, surge como forma de impulsionar a sua expansão.
A história da criação desta formação camerística prende-se, também, pelo aparecimento de dois mestres do saxofone, Marcel Mule e Sigurd Raschèr. Cada um deles contribuiu para uma verdadeira revolução no ensino do saxofone.
Quarteto de SaxofonesBanda da Armada
Quinteto de Sopros na Fragata Dom Fernado II e GlóriaBanda da Armada
O quinteto de sopros nasceu da formação usada em orquestra, na corte de Joseph II (1741-1790), de Viena de Áustria, constituída por dois oboés, dois clarinetes, duas trompas e dois fagotes.
Extraído da formação orquestral, passou por várias formações até à atual: uma Flauta, um Oboé, um Fagote, uma Trompa e um Clarinete.
É um grupo de música de câmara padrão, valorizado pela sua versatilidade e variedade tímbrica.
Quinteto de SoprosBanda da Armada
DixielandBanda da Armada
Este grupo interpreta um estilo musical originário do jazz & blues, do princípio do seculo XX, com origem na cidade de New Orleans estado do Louisiana, Estados Unidos da América.
São inúmeros os agrupamentos de músicos de jazz que continuam ainda nos dias de hoje a cultivar o gosto por este estilo leve, animado e solto.
A formação do grupo de Dixieland da Banda da Armada é composta por seis músicos, sendo os instrumentos: clarinete, saxofone, trompete, trombone, sousafone e bateria.
DixielandBanda da Armada
DixielandBanda da Armada
Dia Mundial da Música
DixielandBanda da Armada
Dia da Marinha 2011 - SetúbalBanda da Armada
Dixieland - Dia da Marinha 2017 - Vila do CondeBanda da Armada
Quinteto de MetaisBanda da Armada
Com o desenvolvimento dos instrumentos de metal apenas no século XIX (com o aparecimento das "chaves" ou "pistons"), o quinteto de metais apareceu no cenário da música, com a atual formação, somente no século XX. O quinteto de metais alcançou ao longo do século XX uma considerada quantidade de obras musicais tendo sempre como pano de fundo os grupos American Brass e o Canadian Brass que continuam a contribuir grandemente para a projeção mundial do estilo.
MetaisBanda da Armada
PercussãoBanda da Armada
A criatividade dos compositores, aliada à imaginação e profissionalismo dos músicos, faz com que este Ensemble quase não tenha limites na forma como se apresenta, podendo criar momentos musicais fantásticos, desde interpretar peças só com batimentos corporais (palmas, dedos, pernas e pés), a criar uma interessante parte cénica.
Ensemble de PercussãoBanda da Armada
Quarteto de ClarinetesBanda da Armada
O quarteto de clarinetes é uma formação que deriva do grande ensemble de clarinetes criado por Gustave Poncelet, no final do séc. XIX.
Este agrupamento é sempre bem aceite devido à sua jovialidade tanto sonora como pessoal, onde o timbre ímpar destes instrumentos conquista os ouvintes.
O quarteto de clarinetes da Banda da Armada apresenta-se em palco da seguinte forma:
1º clarinete – 2º clarinete – 3º clarinete – clarinete baixo
ClarinetesBanda da Armada