Coleção Lopes Rodrigues

Os Lopes Rodrigues - O pai, João Francisco Lopes Rodrigues e seu filho, Manoel Lopes Rodrigues contribuíram para redimensionar a história da arte baiana no século XIX, cujas obras ganham destaque no acervo do Museu de Arte da Bahia.

Frutas e Ave by João Francisco Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

JOÃO FRANCISCO LOPES RODRIGUES (1825-1893)

Foi professor do Liceu de Artes e Ofícios e lecionou Desenho e Pintura na Academia de Belas Artes da Bahia, instituição que ajudou a fundar, em 1877. No acervo do MAB destacam-se seus trabalhos de natureza-morta, representando seres inanimados. Os elementos mais utilizados para compor as naturezas-mortas são: mesas com comidas e bebidas, frutas, flores e utensílios domésticos, todos referidos à esfera privada, às vocações ou aos hobbies.

Tainhas (1861) by João Francisco Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Pássaros Mortos (1861) by João Francisco Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Bacalhau e Garoupa (1890) by João Francisco Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Paleta do Pintor Manoel Lopes Rodrigues by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

MANOEL LOPES RODRIGUES (1859 - 1917)

Pintor, desenhista e professor, era filho de João Francisco Lopes Rodrigues, com quem iniciou seus estudos e o substituiu na Cadeira de Desenho no Liceu de Artes e Ofícios, aos 17 anos. Foi pensionista do imperador D. Pedro II e do governo republicano, tendo permanecido dez anos na Europa. Quando retornou a Salvador, em 1896, realizou uma grande exposição no foyer do Teatro São João, onde apresentou 23 telas, dentre as quais muitas integram o acervo deste museu. Foi um dos fundadores da Sociedade de Belas Artes da Bahia, em 1918.

Natureza Morta – Flores (1890) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Interior de Casa Baiana by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Interior da Capela do Castelo de Vitrè (1900) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Boas Notícias by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

A carta by Manoel Lopes RodrifguesMuseu de Arte da Bahia

Paisagem do Rio Sena (1892) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Procissão na Bretanha (1888) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Orquestra Ambulante (1898) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

La Bohème (1900) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

Durante sua permanência em Paris, como exercício acadêmico, copiou o famoso retrato "La Bohemienne", pintado pelo artista holandês Franz Hals por volta de 1640 - obra que se encontra no Museu do Louvre.

Dois Véus (1890) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

DOIS VÉUS

A cena se passa num cemitério, tendo como fundo uma paisagem onde se destacam dois grandes ciprestes ao fundo e uma vegetação rasteira próxima às sepulturas. No 1º plano, duas figuras femininas: a mãe e a filha marcadas pela dor, chorando a morte do ente querido. A senhora que se encontra em pé, coberta de vestes negras, em gesto comovido, sustenta o rosto com lenço na mão direita, enquanto a filha, vestida de branco em traje de 1ª comunhão, encontra-se ajoelhada debruçando o rosto sobre a grade do túmulo, na mão esquerda, um ramo de flores.

A República (1896) by Manoel Lopes RodriguesMuseu de Arte da Bahia

A REPÚBLICA

Em fins de 1895, Lopes Rodrigues, que estava em Roma, recebeu da Assembleia Geral da Bahia a encomenda de uma grande composição alegórica à República, destinada ao novo Palácio do Governo. A encomenda, no valor de 3.000 francos, não poderia ter chegado em melhor hora, já que acabara de ser suspensa a pensão que o Governo Federal lhe concedia desde 1889. Monumental, a obra apresenta o convencionalismo típico do gênero, acentuado pelo Positivismo, a que o artista teve que se submeter. Inspirados no imaginário republicano francês, os brasileiros usaram a figura feminina para representar a República, simbolizando humanidade e liberdade. Apresenta-se com barrete frígio, sentada em alta cadeira e com a mão direita segurando uma espada.

Credits: Story

Ana Liberato
Diretora do Museu de Arte da Bahia

Equipe:
Camila Guerreiro
Celene Sousa
Mateus Brito
Olivia Biasin
Verônica Rohrs

Credits: All media
The story featured may in some cases have been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites