Conheça a Câmara dos Deputados

Uma visita guiada pelo Palácio do Congresso Nacional

Tap to explore

Fachada e Torres

O Congresso Nacional fica na Esplanada dos Ministérios, na região central de Brasília. Neste prédio, formado por duas torres e duas cúpulas, trabalham 513 deputados federais, 81 senadores, além dos funcionários responsáveis por assessorar o trabalho legislativo.

Tap to explore

Cúpulas

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga a Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado.

Tap to explore

Salão Negro

É a entrada principal do Congresso Nacional. O acesso é pela rampa, que é utilizada pelo cerimonial para recepcionar autoridades. A rampa e o salão também recepcionam o Presidente da República em cerimônias oficiais. O nome do lugar faz referência ao seu piso em granito preto. 

Tap to explore

Tapeçaria Burle Marx

A peça em lã mede 3,2 x 4,8 metros e apresenta motivos abstratos, com formas irregulares e assimétricas. A obra foi criada em 1973 por Roberto Burle Marx, artista de múltiplas expressões que se destacou no paisagismo, pintura, escultura, tapeçaria e criação de joias. 

Tap to explore

Painel Athos Bulcão

Painel de autoria do artista plástico Athos Bulcão, com 24 metros de comprimento e 4,5 metros de altura. A composição em mármore branco e granito preto empregam sobriedade e movimento ao salão. 

Tap to explore

Discurso de JK

Trecho do discurso do presidente Juscelino Kubitschek proferido em 1957 por ocasião da sanção da lei que determinou a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A assinatura aconteceu no Palácio do Catete.

Tap to explore

Salão Nobre

O Salão Nobre é o espaço onde o presidente  da Câmara recepciona chefes de Estado e de governo. O espaço também é utilizado para eventos institucionais. Oscar Niemeyer sempre buscou incorporar obras de arte e imobiliário de design adequados aos espaços arquitetônicos.     

Tap to explore

Pasiphae no Salão Nobre

O painel, de autoria da artista Marianne Peretti, é confeccionado em vidro artesanal e cristal branco fosco e marrom. O título remete à mitologia grega, pois Pasiphae é o nome da filha do deus-sol Hélio, esposa do Rei Minos e mãe de Minotauro.

Tap to explore

Painel Azul

Produzido por Athos Bulcão em 1978, o painel de madeira laqueada em azul escuro tem 13 metros largura e 4,3 metros de altura.

Tap to explore

Bumba meu boi

Esta obra de Glênio Bianchetti intitula-se Bumba Meu Boi, uma das mais famosas festas folclóricas brasileiras. O artista gaúcho mudou-se para a capital do país na década de 1960. 

Tap to explore

Salão Verde

No Salão Verde circulam líderes sindicais e empresariais, autoridades e jornalistas. O salão dá acesso ao Plenário Ulysses Guimarães e a outros anexos da casa. O espaço conta com obras de artistas como Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Di Cavalcanti e Marianne Peretti.    

Tap to explore

Galeria de Presentes

A galeria de presentes protocolares reúne peças de mais de 60 países. Os objetos são frutos das trocas de condecorações e objetos entre autoridades da Câmara e chefes de poderes de outros países. A norma interna determina o recolhimento dos objetos ao Museu da casa. 

Tap to explore

Pássaro

Assinada pela artista franco-brasileira Marianne Peretti, a obra "Pássaro" é feita de ferro fundido laqueado em tinta branca e foi produzida em 1983.

Tap to explore

Ventania

Esta é uma das obras mais famosas de Athos Bulcão no Congresso Nacional. O painel foi criado no início da década de 1970, quando o edifício principal sofreu um acréscimo de 15 m de largura em sua fachada posterior. A  ampliação permitiu restaurar o espaço livre do Salão Verde.

Tap to explore

Anjo

A escultura de meio corpo de um anjo feito em bronze dourado é do artista mineiro Alfredo Ceschiatti. A obra fez parte do estudo para instalação dos anjos da Catedral de Brasília, que também são do artista.    

Tap to explore

Mobiliário do Salão Verde

O conjunto easy chair, banqueta e poltrona alta, foi concebido por Oscar Niemeyer e sua filha Ana Maria. Utilizando madeira prensada e laqueada, a dupla concebeu um mobiliário que consegue representar a curva, aspecto tão caro à obra do arquiteto.     

Tap to explore

Araguaia

O painel "Araguaia", em vidro temperado, tem linhas desenhadas à jato de areia que lembram o curso de um rio. A autoria é de Marianne Peretti, que fez uso de uma técnica que parece dar movimento às figuras geométricas desenhadas sobre o vidro. 

Tap to explore

Candangos

Painel de Emiliano Di Cavalcanti, com cerca de 3 metros de altura por 9 metros de comprimento. A obra é uma homenagem aos trabalhadores que vieram de várias partes do país para construir a capital de todos os brasileiros. 

Tap to explore

Muro Escultórico

O muro escultórico em madeira laqueada e verde escuro é uma criação de Athos Bulcão. A divisória atende à proposta de Oscar Niemeyer de delimitar os espaços e valorizar os espaços do Salão Verde. 

Tap to explore

Plenário Ulysses Guimarães

O plenário é onde os deputados se reúnem para debater os temas nacionais e apreciar as propostas legislativas. Por ser maior que o plenário do Senado, é também o lugar onde o Congresso Nacional se reúne. O painel em madeira e metal laqueado é de autoria de Athos Bulcão.

Tap to explore

Mesa Diretora e Tribunas

A mesa diretora coordena os trabalhos legislativos e administrativos da casa. Nas laterais, ficam suspensos os painéis eletrônicos para registro de presença e resultados das votações. Duas tribunas são usadas pelos parlamentares para discursos e debates sobre os temas em pauta.

Tap to explore

Galeria do Plenário

A galeria situada na parte superior reúne 400 cadeiras destinadas aos cidadãos e visitantes que desejam acompanhar os debates e votações. O acesso é livre nos horários das sessões. Entre o plenário e galeria está situada a galeria de honra, destinada às autoridades convidadas.

Tap to explore

Salão Branco

Assim como o Salão Negro, o Salão Branco é uma área comum entre a Câmara dos Deputados e o Senado. O espaço também é conhecido como Chapelaria, expressão que vem da época em que se usava chapéu. É a área de desembarque de autoridades, jornalistas e visitantes.

Credits: Story

CÂMARA DOS DEPUTADOS 
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 


COLEÇÃO E CURADORIA 
Centro Cultural Câmara dos Deputados: Núcleo de Museu

Credits: All media
The story featured may in some cases have been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Explore more
Related theme
Explore Brasília
From architecture to art, get a new perspective on Brazil's capital
View theme
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites