Formalismo

User-created

This user gallery has been created by an independent third party and may not represent the views of the institutions whose collections include the featured works or of Google Arts & Culture.

Ready-to-Wear, Stuart Davis (American, 1892-1964), 1955, From the collection of: The Art Institute of Chicago
Com a finalidade explorar a invenção americana de roupas (ready-to-wear), Ready-to-wear é uma pintura realizada em 1955 por Stuart Davis, um dos mais mediáticos modernistas americanos. O termo que intitula a obra foi pela primeira vez empregue em Montgomery Ward. Atendendo ao contexto histórico em que a obra foi concebida, é possível interpretar as áreas com tonalidades de vermelho, branco, preto e azul como sendo elementos representativos de pedaços de tecido, aparentemente soltos e misturados. Destaca-se, ainda, a forma branca angular existente no canto superior direito do quadro, a qual retrata um dos materiais mais utilizados na confeção de vestuário - a tesoura. Este e outros motivos simbólicos visam exprimir não só a vitalidade da indústria do vestuário pronto-a-vestir, como também o ambiente de crescimento e de progresso vivido na própria América. Encarando a paleta de acordo com a perspetiva formalista - como um todo, portanto -, a composição é brilhante e energética, sendo que o conjunto das suas partes integrantes constitui a forma significante, a qual transmite uma emoção estética, instantânea e instintivamente reconhecida pelo público mais sensível.
Regreso al espacio limitado, Carlos Rojas, 1997, From the collection of: Museum of Latin American Art
Apesar de ter sido criada em 1997, a obra Regreso Al Espacio Limitado começou a ser idealizada logo desde 1967. Esta pintura de Carlos Rojas encontra-se claramente influenciada pelas obras abstratas do artista holandês Piet Mondrian. Baseando-se na clássica ideia do tabuleiro de xadrez e na dinâmica intelectual deste jogo, Rojas pretendia materializar a sequencialidade dos pensamentos de um xadrezista. O facto de a criação exibir unicamente cores neutras é um parâmetro que, à luz da conceção formalista, força o espetador a concentrar-se no padrão geométrico da obra e a percecionar a forma significante da mesma.
Personagge, Joan Miró, 1973, From the collection of: Fundación Banco Santander
Miró, célebre artista de renome internacional, pintou Personagge em 1973, poucos meses após ser octogenário. Por isso, esta obra espelha o seu característico estilo tardio, no qual o artista ousa estabelecer uma relação direta com a tela, desprezando desenhos preparatórios ou outras colagens intermédias. No âmbito do formalismo, esta ausência de premeditação confere ao trabalho do artista uma notável força e impacto que resulta da perceção da obra como um todo – a emoção estética. A simplificação das formas e das cores traduz a maturidade artística que o pintor foi desenvolvendo na cidade de Paris, facilitada pela sua adesão ao grupo surrealista, em 1924. Repara-se, ainda, que o preto é o tom predominante, delimitando o espaço dedicado às outras cores. Este fator é determinante, na medida em que, ao intensificar o brilhantismo contrastivo da obra, desencadeia a emoção estética no público recetor. A tela foi exibida na retrospetiva dedicada à obra de Miró, realizada no Grand Palais e no Musée d'Art Moderne, em Paris, em 1974.
Suprematism, Kazimir Malevich, 1915, From the collection of: The State Russian Museum
O título desta obra, Suprematism, deriva de um movimento artístico russo centrado em formas geométricas básicas (sobretudo o quadrado e o círculo), designado por suprematismo. O mentor deste movimento foi o próprio autor da referida obra, Kazimir Malevich (1878-1935). Tal como a obra artística sugere, o suprematismo caracteriza-se pela simplicidade das formas geométricas e pelo emprego de uma gama cromática restrita (cores primárias e secundárias; branco e preto). A preocupação fundamental do estilo suprematista enquadra-se perfeitamente na tese formalista: inserir harmoniosamente as formas no espaço que as envolve, de forma a representar a pureza e a afetar a sensibilidade do público (suscitando nele emoção estética). Por esta razão, o Suprematismo foi abreviadamente definido como sendo "a supremacia da sensação pura". Note-se que este estilo foi o «catalisador» para o nascimento da pintura abstrata modernista.
Untitled, Syed Haider Raza, 1983/1984, From the collection of: National Gallery of Modern Art
Toda a produção artística de Syed Haider Raza (nascido em 1922, na aldeia Babariya) prima pela sua harmonia e coesão internas, pois o autor pretende retratar a natureza tranquilizante na qual cresceu. Numa fase inicial, o projeto artístico de S. H. Raza é caracteriza pela predominância de formas simples como círculos, quadrados e linhas, evoluindo posteriormente para obras vibrantes como esta (Untitled), marcadas pelas cores ressonantes de vermelho e preto (e, noutras obras, azul marino) que facilmente provocam emoção estética. Apesar de, como já se abordou, o contexto político, social e económico ser considerado irrelevante à luz da perspetiva formalista (afinal, a experiência física do espectador perante a obra é determinante), considera-se adequado fazer-lhe uma sucinta referência. Em meados de 1940, o Mundo inteiro atravessou mudanças bruscas e consideráveis decorrentes do impacto da Segunda ****** Mundial. A Índia também sentiu este «abanão». Afinal, os conflitos bélicos trouxeram para ela muitos europeus e norte-americ***s, soldados e refugiados que fomentaram a miscigenação. Este ambiente de descoberta e inquietação imprimiu alterações nas práticas artísticas, uma das quais a revalorização dos padrões formais das pinturas. A obra Suite: Olympic Centennial Moment but Eternal foi criada em 1992 por Chu Ko, cujas produções artísticas se regem por estilos abstratos, hiperrealismo e até minimalismo. Tal como se deduz pelo seu título, a obra foi pintada durante o *** dos aclamadas e ansiados Jogos Olímpicos. Este contexto tão particular permite ao espetador interpretar os traços acastanhados como pertencendo a um indivíduo que se prepara para iniciar uma prova (a de velocidade). A variedade de formas e as cores fortes e vibrantes expressam um momento importantíssimo que, apesar de fugaz, parece eterno.
Credits: All media
This user gallery has been created by an independent third party and may not represent the views of the institutions whose collections include the featured works or of Google Arts & Culture.
Home
Discover
Play
Nearby
Favorites