Festa do Imigrante

25 anos de culturas e vivências compartilhadas

By Immigration Museum of the State of São Paulo

Apresentação artística - Festa do Imigrante by Museu da ImigraçãoImmigration Museum of the State of São Paulo

Festa do Imigrante: 25 anos de culturas e vivências compartilhadas

Conheça um pouco da trajetória da Festa do Imigrante, evento realizado pelo Museu da Imigração, que atualmente reúne mais de 80 comunidades de migrantes e descendentes. Momento de partilha, convivência e aprendizado, traz em sua essência o enaltecimento da diversidade e da integração entre diferentes culturas.

Festa do Imigrante: manifestações culturais de comunidades em São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

I Festa do Imigrante (1996-06) by Museu da ImigraçãoImmigration Museum of the State of São Paulo

Em 2020 celebramos o 25º aniversário da Festa do Imigrante, evento que reúne comunidades de migrantes e descendentes para apresentação de diversas formas de manifestações culturais, como gastronomia, dança, música e artesanato. Trata-se de um momento muito especial para o Museu da Imigração e seu público.

3ª Festa do Imigrante (1998-06) by Memorial do ImigranteImmigration Museum of the State of São Paulo

Promovida pelo Museu desde 1996, a festa nasceu a partir do desejo das comunidades de compartilhar suas heranças e culturas e é fruto dessa relação construída desde o início de nossas atividades. 

Público da segunda Festa do Imigrante (1997-06) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Festa do Imigrante - imagens de arquivoImmigration Museum of the State of São Paulo

7ª Festa do Imigrante (2002-06) by Memorial do ImigranteImmigration Museum of the State of São Paulo

Para imigrantes e seus descendentes, a festa foi, desde o início, uma rica oportunidade de apresentar gastronomia, música, vestuário, dança e artesanato característicos de seus países de origem. Esses costumes e saberes, ligados à experiência da migração, são heranças culturais dinâmicas, constantemente refeitas e reelaboradas. Esse legado integra o patrimônio material e imaterial dessas comunidades e do processo migratório para São Paulo.

Apresentação artística - I Festa do Imigrante (1996-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

18ª Festa do Imigrante - Museu da Imigração (2013) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Oficina de culinária de Moçambique (2013-06-08)Immigration Museum of the State of São Paulo

Ano a ano, a festa foi crescendo tanto em público quanto em estrutura. À semelhança da própria cidade de São Paulo, a festa compõe um rico mosaico cultural repleta de cores, sons e aromas.

Público da 23ª Festa do Imigrante (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

O complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, atualmente compartilhado com a instituição Arsenal da Esperança, volta a se tornar um só para a festa e os visitantes têm acesso a toda a área – podem conhecer as atuais acomodações do Arsenal da Esperança, bem como visitar as exposições de longa duração e temporárias.

Imagens aéreas - Festa do ImigranteImmigration Museum of the State of São Paulo

Apresentação artística da 19ª Festa do Imigrante (2014-07)Immigration Museum of the State of São Paulo

Infográfico da Festa do Imigrante (2020) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Público da 24ª Festa do Imigrante (2019-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Público da 23ª Festa do Imigrante (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Palco da 21ª Festa do Imigrante (2016-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Contação de histórias - 23ª Festa do Imigrante (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Público da 18ª Festa do Imigrante (2014-07)Immigration Museum of the State of São Paulo

Público da 20ª Festa do Imigrante (2015-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Uma festa pode representar muitas coisas: ser a válvula de escape de uma realidade opressora, um elemento de apaziguamento de conflitos ou de promoção de novas possibilidades sociais – como, neste caso, a integração. 

Grupo Moçambique em SP - 20ª Festa do Imigrante (2015-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Dinâmica como a própria migração, a Festa do Imigrante também passou por mudanças em seu propósito.

Atualmente, a representatividade das nacionalidades é ainda maior refletindo o trabalho das equipes do museu em abrir os seus espaços e ações para a pluralidade da migração, tanto do passado quanto do presente. 

Oficina Gastrônomica - 22ª Festa do Imigrante (2017-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Da perspectiva histórica, uma festa pode ser entendida como uma potente manifestação cultural e um ritual de sociabilidade. Representa um universo de sentidos, como a união, a integração e a partilha de diferentes saberes. Esses sentidos são então apropriados pelo público participante, por meio daquilo que é lúdico, sensorial. Desde nosso passado colonial, as festas apresentavam um importante fundamento da identidade nacional em construção: a mistura de povos, culturas e costumes. 

23ª Festa do Imigrante - Experimente novas origens (2018) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Apresentação de dança grega - 23ª Festa do Imigrante (2018-06) by Museu da Imigração do estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

A migração possui ainda um papel muito importante no universo de festividades brasileiras: a tradição de algumas dessas festas já conta com décadas de sedimentação. Nesse cenário, a Festa do Imigrante se destaca por congregar em um só evento toda uma constelação de tradições que compõem o tecido cultural desta metrópole.

Apresentação artística (Grupo Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

A cultura popular – também conhecida como folclore – é um dos elementos mais marcantes nesses 25 anos da Festa do Imigrante. O enorme painel cultural, com sua diversidade de atrações gastronômicas, a multiplicidade de vestuário, música e artesanato típicos, forma um encontro de tradições, que cresce e se reformula a cada ano permitindo sempre uma experiência enriquecedora e renovada ao visitante.

Rússia e Moçambique - 23ª Festa do Imigrante (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Somos levados a um verdadeiro mergulho na representação da integração dos povos: cada qual com suas particularidades, mas dividindo o mesmo espaço e aprendendo uns com os outros.

Turquia e Bélgica (2014-07-26) by Chris CenevivaImmigration Museum of the State of São Paulo

Marcos Lucena by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Os
participantes que fazem a festa junto com o museu oferecem ao público o que é
mais representativo de suas culturas e cada um deles possui inúmeras histórias
sobre as receitas, músicas e danças ali partilhadas. Essas histórias mantêm
vivas tradições a serem preservadas e permitem o reencontro (ou até mesmo a
surpresa!) com origens distantes. 

Marcos Lucena, 2020
00:00

Comunidade Lituana - Sandra Cristina Mikalauskas ao centro com o Grupo RambynasImmigration Museum of the State of São Paulo

Sandra Cristina Mikalauskas, 2020
00:00

Tamara Gers - Grupo Volga na 24ª Festa do Imigrante (2019-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Tamara Gers, 2020
00:00

Comunidade Paraguaia - 17ª Festa do Imigrante (2012-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Os três eixos de atrações estão por trás da história desses 25 anos da Festa do Imigrante: a dança e a música, a gastronomia e o artesanato. São manifestações da cultura material e imaterial de diversas nacionalidades, elementos incontornáveis na vivência migrante e na relação afetiva com as próprias origens.

 

Oficina de culinária indiana (2017-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

A culinária, por exemplo, se perpetua e se adapta dentro dos lares trazendo acolhimento e aconchego junto de seus aromas. É por meio dela que muita gente se sente em casa, mesmo estando longe; é também uma das portas de entrada para o conhecimento de uma nova cultura.

Comunidade espanhola - 19ª Festa do Imigrante (2014-07)Immigration Museum of the State of São Paulo

Gastronomia (2014-07)Immigration Museum of the State of São Paulo

Grupo Tenryuu WadaikoImmigration Museum of the State of São Paulo

A dança e a música vêm acompanhadas dos trajes típicos, importante marca da especificidade das culturas e de sua diferenciação diante das demais – ou mesmo de suas semelhanças. Muito trabalho está por trás dessas apresentações, como a  produção do figurino e os inúmeros ensaios que aproximam ainda mais os membros das comunidades.

Grupo PántikaImmigration Museum of the State of São Paulo

Esses trajes, que não são aqueles usados no cotidiano, possuem uma importância simbólica para as comunidades, contam histórias, explicitam relações e recriam lembranças. Mesmo fora do palco, algumas comunidades passeiam pela festa ainda vestidas com as roupas da apresentação, o que evidencia ainda mais a sua importância e o afeto que delas emana.

Comunidade Boliviana (2013-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Grupo KYIV 17ª Festa do Imigrante (2012-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Apresentação Coreia do Sul (2017-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Dança italiana (2017-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Oficina de artesanato (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

O artesanato, por sua vez, traz consigo gestos, saberes manuais, formas visuais e táteis familiares para dentro de novos lares.



Além das tendas de venda e apresentações, o público tem, na festa, a oportunidade de participar de oficinas e aprender mais sobre todos esses saberes.

Oficina de artesanato - 24ª Festa do Imigrante (2019-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Barraca de artesanato indiano - 17ª Festa do Imigrante (2012-06) by Chris CenevivaImmigration Museum of the State of São Paulo

Artesanato do Congo (2014-07)Immigration Museum of the State of São Paulo

Oficina de artesanato - 20ª Festa do Imigrante (2015-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

20ª Festa do Imigrante - O mundo cabe aqui (2015) by Museu da Imigração do estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Comunidade boliviana (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

A Festa do Imigrante é um momento muito rico vivenciado tanto pelo público quanto pelas comunidades participantes, mas existe ainda um outro âmbito, “por trás das cortinas”, que é pleno de importância: para a equipe do museu é um momento único de vivência, na prática, de muita coisa que discutimos na teoria. Cada edição da festa se torna para a equipe uma experiência seminal de reflexão e aprendizado que norteia muitas de nossas ações dos meses seguintes. Aqui, as comunidades são as protagonistas da transmissão de saberes. 

22ª Festa do Imigrante - Compartilhando heranças e histórias (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Área gastronômica - Festa do ImigranteImmigration Museum of the State of São Paulo

O público participante, por sua vez, tem a oportunidade não só de experimentar essas manifestações culturais, mas também de ter um contato bastante próximo com seus produtores.

Comunidade alemã - 24ª Festa do Imigrante (2019-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Apresentação grupo Balalayka - 23ª Festa do Imigrante (2018-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Público da 21ª Festa do Imigrante (2016-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

23ª Festa do Imigrante - Experimente novas origens (2018) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Comunidade de Moçambique - 17ª Festa do Imigrante (2012-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Um
aspecto bastante relevante dessas vivências é o fato de a festa ser feita por
pessoas, para pessoas. Pessoas que possuem suas próprias histórias e
trajetórias, suas próprias formas de se relacionar com esses símbolos e
manifestações. O que a festa representa para cada um de nós é uma experiência
única, mas que se torna compartilhada se pensarmos nessas experiências de forma
coletiva .

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Bruna Kao (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Bantu Tabasisa (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços -Talal Altinawi (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Bart Vande Walle (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Lisa Um (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Vijay Bavaskar (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Melanito Biyouha (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Demis Cristhian Villarroel Gamboa (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Série Lugares e Recomeços (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Lugares e Recomeços - Fanny Gavranich (2017) by Museu da Imigração do Estado de São PauloImmigration Museum of the State of São Paulo

Barraca gastronômica da Croácia - 18ª Festa do Imigrante (2013-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Nesses 25 anos de história, a Festa  do Imigrante e suas formas de vivência também se transformaram. O que a Festa do Imigrante representa, atualmente, para nós? Essa pergunta pode ter inúmeras respostas, mas entre elas certamente terão destaque a diversidade, a integração, o conhecimento e o entretenimento – conceitos que se enriquecem ao andar lado a lado. 

Comunidade grega - 19 Festa do Imigrante (2014-07) by Chris CenevivaImmigration Museum of the State of São Paulo

Barraca gastronômica do Iraque - 24ª Festa do Imigrante (2019-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

O Museu da Imigração possui um compromisso patrimonial com a história das migrações. Sua história é aqui preservada, pesquisada, comunicada e discutida. No entanto, a migração contemporânea, o cotidiano dos migrantes que integram a população atual da cidade, também está no centro de nossas ações. Assim, a festa apresenta mais uma oportunidade de unir passado e presente: lembrar e vivenciar origens diversas é também compreender que somos parte desse rico caleidoscópio cultural.

Barraca gastronômica da Venezuela (2019-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Yilmary de Perdomo, 2020
00:00

Público da 22ª Festa do Imigrante (2017-07)Immigration Museum of the State of São Paulo

Grupo Nostra Itália - 21ª Festa do Imigrante (2016-06)Immigration Museum of the State of São Paulo

Credits: Story

JOÃO DORIA
Governador
RODRIGO GARCIA
Vice-Governador e Secretário de Estado do Governo
SÉRGIO SÁ LEITÃO
Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa
CLAUDIA PEDROZO
Secretária-Executiva de Estado de Cultura e Economia Criativa
FREDERICO MASCARENHAS
Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

INSTITUTO DE PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DA HISTÓRIA DO CAFÉ E DA IMIGRAÇÃO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (INCI)
Guilherme Braga Abreu Pires Filho
Presidente
Carlos Henrique Jorge Brando
Vice-presidente

Alessandra Almeida
Diretora Executiva
Thiago Santos
Diretor Administrativo-financeiro
Daniel Ramos
Gerente Administrativo-financeiro
Caroline Nóbrega
Gerente de Comunicação e Desenvolvimento Institucional
Mariana Esteves Martins
Coordenadora Técnica do Museu da Imigração



Festa do Imigrante - 25 anos de culturas e vivências compartilhadas

Curadoria |
Angélica Beghini
Caroline Nóbrega
Mariana Esteves Martins
Thâmara Malfatti

Pesquisa de acervo |
Letícia Brito de Sá

Produção |
Cecília Gonçalves Gobbis
Roberta Triaca

Textos |
Angélica Beghini

Entrevistas |
Thâmara Malfatti

Fotografias |
Antônio Siqueira
Bárbara Almeida
Camila Amato
Chris Ceneviva
Daniela Castro
Juliana Lubini
Rodrigo Lopes
Thâmara Malfatti


Agradecimentos a todas as comunidades de migrantes e descendentes que participaram e fizeram a Festa do Imigrante acontecer ao longo destes 25 anos.

Equipes de Administração, Comunicação e Desenvolvimento Institucional, Infraestrutura e Técnica do Museu da Imigração.






Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Rua Visconde de Parnaíba, 1316
Mooca - São Paulo-SP
(11) 2692-1866
www.museudaimigracao.org.br

Credits: All media
The story featured may in some cases have been created by an independent third party and may not always represent the views of the institutions, listed below, who have supplied the content.
Google apps